Acessibilidade
Início


Memorial
A Câmara Municipal de Cuiabá

Em 1º de janeiro de 1727, instalou-se a “Vila Real do Bom Jesus de Cuiaba”, sendo que foi instalada a Camara Municipal de Cuiaba, juntamente com as armas e os símbolos municipais.

A 1º Camara funcionou no sobrado de uma cadeia, juntamente com o quartel para tropa, onde atualmente funciona o Sesc Arsenal, no Porto.

A Camara governou através de uma junta nos anos da instauração da independência, pois o clero e o povo depuseram o ultimo governador. Sob  o regime de Juntas, Cuiaba entrou no período do Brasil independente em 1772 a 1789.

A partir do ano de 1888 é que se tem registros nos anais da Camara Municipal de Cuiaba, período em que funcionou a “Junta Municipal”. Com a Proclamação da Republica no dia 15 de novembro de 1889, introduziu-se as eleições diretas para as Camaras.

No período inicial da republica ocorreu uma substituição dos grupos dominantes, a antiga oligarquia açucareira foi substituída pela nova oligarquia do café. O novo grupo dominante consolidou-se no poder através do Coronelismo que controlava todos os leitores, garantindo sempre ao candidato situacionista a ampla maioria de votos.

Os partidos políticos desse período vinham a ser agremiações de graduados  do exército (os coronéis) a votação era de cabresto e nem sequer funcionava o voto secreto.

No período de 1890, Cuiaba foi regida por INTENDENCIA, ou seja, a Camara Municipal delegava poderes aos intendentes para áreas específicas. No princípio, somente os vereadores eram nomeados intendentes.

Já em 1946, um novo período de normalidade se institui e começa logo mais a LEGISLATURA DE 1947 da qual se tem dados suficientes no legislativo da Camara Municipal de Cuiaba.

Em 23 de dezembro de 1947, sob a presidência do Exmo. Dr. Mario Correa da Costa, juiz eleitoral da primeira zona, foi solenemente instalada a Camara Municipal de Cuiaba, tomando posse do cargo 10 (dez) vereadores eleitos, os quais 05 (cinco) foram eleitos para comporem a 1ª mesa diretora.

Desde a instalação da primeira Camara Municipal de Cuiaba, em 1947, o exercício do cargo de vereador era gratuito, até que, a partir de 1975, por obra do governo Ernesto Geisel, como forma de garantir ao regime militar apoio nos pequenas cidades, foi instituído o pagamento de salario para o cargo de vereador, independente do tamanho e numero de habitantes dos municípios.

De 1947 até os presentes dias, passaram pela Casa de Câmara 212 vereadores  e 37 presidentes, sem contar o período de Juntas e Intendencia.

O 1º endereço da Camara encontrado nos documentos, após  1947, foi em um prédio em frente à Prefeitura Municipal de Cuiaba (antigo BEMAT). O 2º endereço, na Avenida Generoso Ponce o 3ºendereço na Avenida Isaac Povoas, no atual Edificio Wall Stret o 4º endereço na rua Comandante Costa, nº 1494, próximo ao Colegio Coração de Jesus o 5º endereço na Avenida Getulio Vargas, nº 490, antiga Secretaria da Fazenda. E o 6º e atual endereço, é na Rua Barão de Melgaço, Praça Pascoal Moreira Cabral, onde também se localiza o Centro Geodésico da América do Sul.

Voltar

SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.