Início

Pontos Turísticos
Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho

Obra monumental da iniciativa do primeiro Bispo de Cuiaba, D. José Antonio dos Reis, estimulado no empreendimento pela deliberação do governo imperial, o grande edificio de altos e grossos paredões de taipa socada teve sua construção iniciada a 7 de dezembro de 1858 e veio a ser sede do primeiro estabelecimento de ensino secundario de Mato Grosso.

Foi a segunda igreja construida na cidade de Cuiaba. Demolida em 1918 a antiga Capela que existia no local, sob a mesma invocação, foi, a 8 de setembro do mesmo anomesmomesmo ano
Mesmo ano, lançada a pedra fundamental do suntuoso templo, de idealização do Frei Ambrosio Daydêe e D. Carlos Luiz d’Amour.
É uma construção de estilo gotico. Obedece a sua edificação à direção da linha do norte. Bem  no adro fronteiro, está a imagem de Nossa Senhora da Conceição, ali colocada em substituição ao velho cruzeiro que havia no local, homenagem da Arquidiocese de Cuiaba ao celebrar-se a assunção e o primeiro centenario do dogma da Imaculada Conceição em 8 de dezembro de 1954 e recordação do inolvidavel Arcebispo D. Francisco de Aquino Correa ao ventuoso casarão em que residiu durante o seu longo episcopado.
A Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, tombada estadualmente em 1977, passou por reformas recentemente, tendo sido reaberta em 2004. Está localizada no alto do Morro do Seminário, ao lado do Seminario da Conceição.

Voltar

SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Praça Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.