Acessibilidade
Início


Pontos Turísticos
Igreja Nosso Senhor dos Passos

Instalada ha 250 anos no centro histórico de Cuiabá, mas precisamente no cruzamento das ruas 7 de setembro e voluntários da pátria , a igreja de nosso senhor dos passos guardam muitas historias e lendas  que se confundem, e revelam muitos aspectos do folclore,das crendices e do espírito religioso da Cuiabá antiga.

Quanto a construção do templo registra se oficialmente que foi legalizada pela cúpula católica em 1792, mas em 1790 já existia como oratório dos fieis.

Segundo o escritor:Eduardo Etzel em seu livro “O barroco no Brasil” relata que  o corpo do padre Wanir Delfino Cesar foi sepultado sobre a torre na segunda metade do sec.XVIII e que os devotos de nosso senhor dos passos resolveram buscar uma imagem para ser venerada na igreja central da  matriz ,mas que esse desejo não pode ser realizado porque as prescrições reais não permitiam ,no entanto com a chegada da imagem do Senhor dos Passos os seus devotos insatisfeitos foram construindo aos poucos a capela.

Mais de um século depois  mais precisamente em 1898 a capela foi reformada e ampliada pelo Bispo Dom Carlos Luis D`amour, conforme inscrições em sua fachada, e mantém ate hoje muitas de suas características arquitetônicas originais.Com a restauração atual , o prédio ganha de volta a sua calçada original, um dos primeiros calçamentos de Cuiabá.

Em março de 1952 a igreja passa por uma reforma devido um grande incêndio num posto de gasolina, na época situado ao lado da igreja ,ameaçou todo o quarteirão, a igreja teve de ser reconstruída ,as obras foram conduzidas pelo Padre Wanir Delfino Cesar.

Conta lenda que na torre da igreja habitava uma figura estranha comparado ao corcunda de notre-dame por ser misterioso, um tal de Toto Onça.

Na década de 90 seu sino foi removido, mas segundo o IPHAN já esta sendo providenciado a reintegração do sino junto a igreja de origem e mais dois outros sinos ,um dos sinos tem o brasão do império.

A igreja do senhor dos passos e um dos mais belos e admirados patrimônios de Cuiabá. Sua planta e típica do período colonial.

A gruta construída  na década de70 também e muito importante para a igreja e já esta incorporada aos valores religiosos da cidade.

Rua 7 de Setembro, 2 - Centro Norte, Cuiabá - MT, CEP:78005-040

Voltar

SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.