Início
Pontos Turísticos
Museu Morro da Caixa dAgua Velha

Com capacidade para armazenar 1,2 milhão de litros, a caixa d´água foi  construída no século XIX, no morro, nos arredores da cidade. Inaugurada em novembro de 1882, na gestão do Cel. José Maria de Alencastro, durante 142 anos foi a responsável pelo abastecimento daquela Cuiabá, que contava então com pouco mais de 20 mil habitantes. A água, captada pela Hidráulica do Porto, por máquina à vapor, diretamente do rio Cuiabá, era distribuída por canos de ferro fundido e, aproveitando a gravidade, chegava às bicas espalhadas pela área central da cidade, das quais eram carregadas em tambores por carroças e charretes ou em baldes, nos ombros de homens ou nas cabeças de mulheres, que, muitas vezes, faziam desse trabalho seu ganha pão.

 O crescimento da população exigiu outras alternativas de abastecimento, e a velha caixa d´água foi desativada em 1940. Por 65 anos seu espaço serviu a outras finalidades. Abrigou a estação de transmissão da Rádio A Voz D´Oeste, em seguida, foi local de ensaios do Bloco e depois Escola de Samba Beleza Pura.

No ano de 1991, foi elevada a Patrimônio Cultural da cidade, pela Câmara Municipal. Em setembro de 2007, na gestão do prefeito Wilson Santos, foi revitalizada e entregue à cidade como o Museu Morro da Caixa D´água Velha, abrigando, desde então, diversas exposições e variados eventos. As duas galerias subterrâneas, cada uma com sete metros de altura e dezoito de comprimento, após as obras mostram em suas paredes aspectos das antigas técnicas de construção, que usavam pedra canga e cristal, e argamassa sem cimento, com areia lavada e cal virgem, construindo paredes com mais de meio metro de largura.


Voltar

SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Rua Barão de Melgaço - Praça Phascoal Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-901 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.