Início

Pontos Turísticos
Museu Histórico de Mato Grosso


O prédio que abriga o Museu Histórico de Mato Grosso foi inaugurado em 29 de agosto de 1896 para funcionar a Thesouraria Provincial do Estado. Construído nos arredores da Praça da República, um dos principais endereços da capital, tendo como vizinhos a Igreja Matriz, o Palácio da Instrução e o Senado da Câmara, sobre o qual ficava a cadeia pública. Ali era o centro nervoso da capital, onde tudo acontecia.


Por isso, o prédio foi ao longo dos anos, sede de outros diversos órgãos, tais como: Biblioteca Pública Estadual, Departamento de Educação, Escola Barão de Melgaço e Secretaria de Turismo, até ser revitalizado e entregue à população em 21 de novembro de 2006, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).


O acervo está distribuído em sete salas temáticas. Nas salas I e II está o Mato Grosso Colônia, onde se destaca uma maquete da Vila Real do Bom Jesus de Cuyabá nas salas III e IV retrata-se o Período Imperial, época em que se desencadeou a Rusga, movimento revolucionário que opôs brasileiros e portugueses na sala V vê-se o Mato Grosso República, no Século XX e sua economia extrativista a VI trata da Força Expedicionária Brasileira (FEB), homenagem aos pracinhas que lutaram na II Guerra Mundial na sala VII está o mobiliário do Palácio Alencastro, demolido no final dos anos 60, em mais uma intervenção para “modernizar a cidade”.


O museu funciona em horário comercial.

Voltar

SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Praça Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.