Início
ÔĽŅ
Pontos Turísticos
Horto Florestal de Cuiaba - Parque Tote Garcia

Em 21 de setembro de 1939 o ent√£o prefeito Isaac Povoas  instalou o atual Horto Florestal de Cuiab√° na margem esquerda do rio Coxip√≥ Em  4 de fevereiro  de 1953, atrav√©s  da iniciativa do ent√£o prefeito Manoel Jos√© de Arruda, o munic√≠pio  de Cuiab√° assumiu a exclusiva responsabilidade administrativa da unidade de conserva√ß√£o, antes era uma parceria com o Minist√©rio da Agricultura.

O nome do Horto Florestal Municipal √© uma homenagem a Tote Garcia, morador antigo da regi√£o do Coxip√≥. Foi um dos primeiros compositores de rasqueado cuiabano que, na primeira metade do s√©culo, compunha ao som do violino, m√ļsicas de nossas ra√≠zes culturais, ao longo do rio Coxip√≥, nas imedia√ß√Ķes de onde se localiza hoje. Nasceu em 18 de maio de 1907 e faleceu em 14 de mar√ßo de 1987.

 
Localizado às margens do Rio Coxipó, no bairro de mesmo nome, o Horto Florestal faz parte da história de Cuiabá.

Com a sua cria√ß√£o, em 1951, o Horto passou a ser administrado atrav√©s de um conv√™nio entre o Minist√©rio da Agricultura e a Prefeitura Municipal de Cuiab√°, com o objetivo de produzir mudas e sementes, destinadas aos agricultores das regi√Ķes pr√≥ximas e para a arboriza√ß√£o urbana, encerrando-se na d√©cada de 60 o referido conv√™nio. Nessa √©poca, durante cerca de vinte anos, parte da √°rea do Horto foi cultivada, permanecendo ainda uma √°rea de cerrado.

A área do Horto correspondia inicialmente a 34 hectares, passando para cerca de 15 hectares devido à pressão imobiliária. No início a área cultivada era de menos de 1 hectare, com a produção de mudas destinadas à arborização urbana e com o cultivo de hortaliças que se estendia até a margem esquerda do rio Coxipó, substituindo a vegetação natural. Pacientes do Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho, como terapia ocupacional, participaram na manutenção de hortas, cujos produtos serviam para ajudar na alimentação dos pacientes do próprio hospital e para o consumo dos funcionários do Horto.

Atualmente, entre as atividades desenvolvidas nos projetos de Educa√ß√£o Ambiental, destaca-se: a realiza√ß√£o de oficinas e mini-cursos sobre a reciclagem de papel montagem de vasos com plantas ornamentais constru√ß√£o de terr√°rios herboriza√ß√£o/secagem de plantas jardinagem reaproveitamento de jornais no√ß√Ķes gerais de bot√Ęnica, em apoio ao trabalho das escolas al√©m de mini-cursos sobre monitoramento de trilhas, para forma√ß√£o de guias de turismo e palestras em eventos comemorativos na √°rea de meio ambiente, com a participa√ß√£o de universidades, √≥rg√£os p√ļblicos, grupos de escoteiros, escolas e comunidades. Algumas escolas desenvolveram atividades utilizando-se do Horto como √°rea de estudo da educa√ß√£o ambiental, visando a intera√ß√£o da sociedade com o meio.

O atendimento √†s escolas √© feito atrav√©s de solicita√ß√£o aos respons√°veis da √°rea de educa√ß√£o ambiental e preenchimento de uma ficha de cadastro. Somente no ano de 2009 foram atendidas 38 mil pessoas, sendo 17 mil alunos de escolas particulares, e 21 mil alunos de escolas p√ļblicas, al√©m dos 12 mil visitantes.

Unidade de conserva√ß√£o, localizado √†s margens do rio Coxip√≥, por onde chegaram os primeiros bandeirantes que fundaram o ‚ÄúArrayal do Cuyab√°‚ÄĚ, conta com uma √°rea de aproximadamente 17 hectares, √© um espa√ßo de beleza exuberante, naturalmente selvagem, que abriga exemplares da fauna e flora do cerrado e da mata ciliar. 



Endere√ßo: Rua: Ivan Rodrigues Arrais, s/n¬ļ entrada pela Avenida Fernando Correa da Costa, logo depois da ponte sobre o rio Coxip√≥, bairro Coophema.


Telefone: (65) 3661-3122


Horário: Diariamente das 7hs30min às 17hs30min

Voltar

SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Praça Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.