Início
Pontos Turísticos
Museu de Pré-História Casa Dom Aquino

A Casa Dom Aquino é um Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso, foi construído em 1842, tem um estilo colonial e um formato de “U” com 12 cômodos, fachada voltada para o rio Cuiabá que se encontra a poucos metros de distância. Esta residência é conhecida por alguns historiadores como a “Casa Predestinada, pois nasceram duas personalidades ilustres do estado de Mato Grosso: Dom Aquino e Joaquim Murtinho.

 

Joaquim Murtinho: nasceu nesta casa em 07 de dezembro de 1848, mais tarde foi morar no Rio de Janeiro, formou-se em Engenharia e Medicina. Na medicina foi precursor da Medicina Homeopática no Brasil. Na política foi Ministro da Indústria Aviação e Comércio, Ministro da Fazenda, e cinco vezes senador. Como empresário foi muito bem sucedido com a Companhia Mate Laranjeira.

 

Dom Francisco de Aquino Correa: também nasceu nesta residência no dia 02 de abril de 1885. Ele foi bispo, arcebispo, governador de província, escritor e poeta. Fundou a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico do Estado, foi o primeiro mato-grossense a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

 

A Casa Dom Aquino atualmente abriga o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino que foi inaugurado no dia 7 de dezembro de 2006, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS). O museu abriga uma exposição permanente de Arqueologia e Paleontologia e uma reserva técnica de mais de cem mil peças.

 

O visitante tem a oportunidade de conhecer no museu, os fósseis de animais do da região que estão organizados cronologicamente, representando a evolução biológica através das Eras geológicas. Estão expostos fósseis de animais já extintos como: tatu ( Pampatherium humboldti) e Preguiça gigante (Eremotherium Iaurillardi), dinossauros (saurópoda), e animais marinho do período que Chapada dos Guimarães foi mar. Contando assim a história do nosso Planeta, despertando a curiosidades de todos.

 

A exposição arqueológica conta a nossa história através de artefatos produzidos pelo homem desde a Pré-história até os dias atuais. Fazem parte da exposição instrumentos do homem caçador-coletor e do homem ceramista, como: pontas de lança de pedra lascada, machadinhos de pedra polida e fragmentos de cerâmica. Encontram-se expostos também louças, cerâmicas neo-brasileira, moedas e outros objetos encontrados nos casarões de engenho de Mato Grosso.

 

A Casa Dom Aquino tem 12 cômodos, sendo quatro utilizados para as exposições permanentes e o restante é distribuído em salas para realização de oficinas, escritórios e acervos. Tem um anexo que funciona como um refeitório e também é utilizado para a realização de oficinas. Ao redor da casa, tem uma área verde com arvores centenária, orquidário, viveiro de mudas silvestres. É um lugar cheio de cultura e história, a começar pela casa que foi construída no século 19.

 

Uma extensa programação cultural também faz parte das atividades do museu. São atividades socioculturais com escolas, universidades e instituições de inclusão social. Oficinas de cerâmicas, de materiais reciclados, mini-cursos de orquídeas, palestras sobre diversos temas como: preservação do Patrimônio, educação Ambiental fazem parte da agenda.

 

Localiza-se na Av. Beira Rio, nº 2000 - Cuiaba

 

 

 

 

Voltar

SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Rua Barão de Melgaço - Praça Phascoal Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-901 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.