Início
NOTÍCIAS
18/06/2009
Sessão itinerante desperta interesse da população
Fablício Rodrigues

O centro comunitário do bairro Três Barras não foi suficiente para abrigar aproximadamente 500 moradores presentes na quinta sessão itinerante realizada pela Câmara Municipal de Cuiabá. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá o interesse da população está configurado e reforça o pensamento de que o legislativo deve estar próximo as pessoas na discussão da realidade e no levantamento dos problemas.
“A Câmara realizou cinco sessões itinerantes, atendendo um número expressivo de bairros, elencou os principais problemas que preocupam as famílias como regularização fundiária, saneamento básico, educação e saúde e trabalha com um agenda única na condução das reivindicações, encaminhamento e cobrança de soluções”, explicou Deucimar.
O foco dos debates em todas as sessões itinerantes é o processo de regularização fundiária, afinal Cuiabá vive uma realidade decorrente do processo de ocupação, uma herança que se por um lado garantiu o crescimento da população e dos bairros, também foi responsável pela exclusão social , dificuldade de acesso aos direitos fundamentais em várias áreas como saúde , educação, transporte, saneamento básica e condições dignas de moradia.
Para o Secretário de Habitação, João Emanuel, a regularização fundiária representa um grande desafio para o poder público. ”Temos 70 mil lotes irregulares e poucos recursos para atender uma população que tem pressa na solução do problema”, disse.
O autor do requerimento para realização da sessão itinerante, vereador professor Néviton (PRTB) ressaltou a importância desse encontro com a realidade. “É um momento rico em experiências, na troca de informações e principalmente na constatação da realidade que abrange desde o problema da falta de regularização fundiária até a falta de sala de aula para atender a demanda nos bairros Novo Paraíso I e II , falta de transporte escolar que deixa fora da escola aproximadamente 15 crianças no bairro Altos do Jordão.
Francisco Vuolo (PR) ressaltou na ocasião que o papel do município é oferecer e garantir o acesso das crianças em sala de aula. “Achamos importante o cursinho comunitário e universitário, no entanto, o município não pode fugir ao compromisso maior com as nossas crianças”,disse.
Adevair Cabral (PDT) reafirmou o papel do vereador na Câmara Municipal de Cuiabá e reconheceu a importância da participação ativa da sociedade no processo de transformação e na melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens adultos e idosos.
Antonio Fernandes (PSDB) destacou o papel do vereador na relação do povo com o executivo . “Para entender as reais necessidades da população é preciso caminhar, manter uma relação direta com a sociedade.”, afirmou.
Lúdio Cabral (PT) falou da satisfação de estar presente no bairro. “Espero que as sessões itinerantes façam parte da agenda permanente de trabalho e façam parte da cultura política do legislativo municipal.

roseli cordeiro



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
18/04 - Bussiki propõe quarentena para ex-secretários firmarem contratos com a prefeitura
18/04 - Câmara solicita que prefeito tome uma decisão quanto à intervenção da Santa Casa até terça-feira
18/04 - Vereador Dilemário protesta contra o cancelamento do Peixe Santo
18/04 - Vereadores apreciam sete mensagens na sessão de quinta (18)
18/04 - Tribuna livre: Pacientes com fibromialgia pedem ajuda dos parlamentares
18/04 - Vereador Lamenta adiamento de decisão sobre situação da Santa Casa
18/04 - Câmara recebe exposição cultural do projeto Varanda Cuiabana
18/04 - Segunda Corrida do Legislativo acontece neste domingo (21)
17/04 - Vereadores mediam reunião dos TDI’s junto ao executivo e projeto será analisado pelo TCE
17/04 - Presidente da Câmara participa de conferência para idosos e poder público
17/04 - Vereador Marcos Veloso propõe criação do IPTU Verde em Cuiabá
17/04 - Licitação fracionada é alternativa para transporte público, afirma Diego Guimarães
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.