19/09/2019
Dia Mundial de Limpeza é lembrado em Tribuna Livre
Neemias Coelho - Câmara Municipal de Cuiabá
Para fomentar o Dia Mundial de Limpeza, comemorado em (21 de setembro, o vereador Dilemário Alencar (PROS) convidou para usar a Tribuna Livre na Sessão Ordinária desta quinta-feira (19), o ativista Valteir Vieira Cabral, que falou sobre as atividades programadas para reforçar a importância de sensibilizar a sociedade sobre o descarte responsável do lixo produzido diariamente.

À frente do ITEEC Brasil (Instituto Técnico de Educação – Esporte e Cidadania), tendo ao lado a ONG Teoria Verde, Valteir anunciou como principal atividade do dia uma caminhada cata-lixo pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, com início programado para as 08h.

A ação será realizada com a participação voluntária de alunos de escolas privadas e públicas, em princípio. Quem quiser participar deverá fazer o cadastro na página do ITEEC Brasil. Haverá o sorteio de um veículo Renault Kwid para os participantes cadastrados.

O ativista incitou os vereadores a também desenvolverem atividades de limpeza nos bairros, lembrando que apesar de não resolver a situação, as atividades colaboram para a conscientização da população da necessidade de manter a cidade limpa e cuidar do meio ambiente.

O vereador Dilemário, ao final da Tribuna, anunciou a realização de uma Audiência Pública para discutir a situação do rio Cuiabá, que, segundo afirmou, a cidade despesa em suas águas cerca de 700 toneladas de dejetos diariamente.

O parlamentar ressaltou que está em tramitação na Câmara um Projeto de Lei de sua autoria que cria o Dia Municipal do Rio Cuiabá, uma data de reflexão sobre as condições do rio que dá nome à Capital do estado.

Dilemário ainda lembrou que “rio é fonte de vida e o nosso rio está agonizando”, encerrou.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá