24/09/2019
"Upa do Verdão desafogará demanda na Região Oeste", diz Dr. Xavier
Assessoria de Imprensa
Parlamentar é um dos principais articuladores políticos para a construção da Unidade de Pronto Atendimento na área que anteriormente sediou a antiga Feira Municipal

O vereador Dr. Xavier afirmou hoje (24) que a breve inauguração das instalações da Upa do Verdão, prevista para novembro próximo, tende a desafogar grande parte da demanda de atendimento de Urgência/Emergência verificada há anos na Região Oeste. “A sobrecarga diária de pacientes desse setor tem recaído  na Policlínica do Verdão e unidades similares, fragilizando a qualidade e gerando descontentamento”, disse o parlamentar. Isso sucede, ainda explicou, porque muitas delas não dispõem da estrutura e equipamentos necessários ao atendimento necessário, apesar da boa-vontade dos servidores.

“A gestão Emanuel Pinheiro tem avançado muito na área de Saúde, é fato. Não apenas tem implementado melhorias pontuais nas unidades sediadas nos polos regionais e distritais, como também tem investido para assegurar com que Cuiabá disponha de moderno circuito funcional na área clínica, com substituição de equipamentos médicos já obsoletos por outros mais modernos. “Com Saúde não se brinca”, tem dito o prefeito. Palavras que endosso plenamente, por entender que todo investimento na Saúde implica em prevenção de males maiores”.

A partir da operacionalização da Upa do Verdão, preconiza Dr. Xavier, a Região Oeste estará muito mais estruturada na Saúde. “Trata-se de uma unidade supermoderna, dotada de equipamentos avançados, de última geração.  Têm revolucionado a área médica e contribuído para a resolutividade desejada por quantos atuam no setor. Sem dúvida, vai facilitar em muito o trabalho dos servidores”.

Outro aspecto positivo da breve operacionalização da Upa, apontou o vereador, é o aproveitamento das atuais instalações da Policlínica do Verdão para abrigar o Centro de Atenção Psicossocial III. “A Policlínica do Verdão tem desempenhado importante papel no atendimento a comunidades adjacentes. Sua estrutura será aproveitada para sediar o CAPS III. Já oficializamos essa sugestão à diretoria da Secretaria de Saúde de Cuiabá”.

O adjunto da Saúde, médico Gustavo Palma, afirmou que o órgão irá viabilizar várias sugestões encaminhadas pelo vereador Dr. Xavier. Fez questão de elogiar o trabalho do parlamentar no tocante à fiscalização do funcionamento das unidades de Saúde em todo o município, além de salientar que a concretização desta obra resulta {também} do seu empenho junto à gestão pública. “Dr. Xavier sempre cobrou esta Upa.  Durante anos, tem marcado presença pontual para oficializar uma série de reivindicações voltadas à ampliação e eficácia do atendimento na área de Saúde Pública do município”.

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier