27/09/2019
Dr. Xavier visita instalações da E.E. José Machado Neves da Costa
Assessoria de Imprensa
Parlamentar oficializou proposta de cessão do imóvel por meio de comodato à Secretaria Estadual de Educação. A ideia é transformar o espaço depredado num Centro Educacional Infantil. "Nosso empenho é neste sentido: reaproveitar essas instalações para atender a demanda regional no tocante a assistência a crianças..."

O vereador Dr. Xavier vistoriou hoje (26) cedo as instalações da antiga E.E. Estadual José Machado Neves da Costa, oportunidade em que constatou o avançado estado de depredação do imóvel  onde funcionava um dos polos de formação educacional mais tradicionais da capital. O parlamentar defende que essa estrutura seja reformada e readequada urgentemente para se transformar num Centro de Educação Infantil, forte demanda assinalada na região, pontuou.

“É a proposta pela qual tenho lutado firme junto à Secretaria Estadual de Educação. Os encaminhamentos {para oficialização do Termo de Comodado e cessão do imóvel ao futuro CEI) já foram feitos. Ainda hoje, teremos mais duas reuniões para tentar fechar de vez essa questão. Da forma como está abandonado, o prédio da E.E. José Machado Neves da Costa só serve para abrigar usuários de drogas e marginais. Podemos reverter esse quadro, sim, transformando-o numa unidade de assistência a crianças. No que depender do nosso empenho, isto acontecerá em breve”.

Após percorrer as alas internas e externas do imóvel, Dr. Xavier observou que o espaço físico e estrutural condiz com sua proposta de instalação do Centro Educacional Infantil. “O deplorável estado da E.E. José Machado Neves da Costa realmente emociona quem tem apreço pelo patrimônio público, além de despertar indignação pela atual ociosidade da estrutura abandonada. Infelizmente,isso tem ocasionado perdas sociais e materiais, quando poderia estar servir a funções capazes de agregar dividendos sociais e educacionais”.

Conheça um pouco da história da E.E. José Machado Neves da Costa…

O prédio onde funcionava a tradicional “Escola Machado”- conforme é popularmente conhecida – está localizado no centro da Cohab Nova (Cuiabá) e se encontra inoperante há vários anos, depois de servir como modelo educacional e formar milhares de pessoas. Iniciou suas atividades em 1973, e, de lá pra cá – até interromper seu ciclo educador – era referência de educação pública aprimorada na capital.

Após fechar suas portas aos estudantes, a escola passou a sofrer depredação ininterrupta, com furto de móveis e fiação elétrica. Nem o portão escapou nesse processo, sendo levado por suspeito de morar na própria Cohab.  Livros, cadernos e outros materiais escolares foram espalhados em todos os cômodos. Alguns ainda estão por lá, a maioria sumiu.

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier