27/09/2019
Pesquisa de alunos do curso de Arquitetura reprova contêineres como ponto de ônibus
Neemias Coelho - Câmara Municipal de Cuiabá
Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Cuiabá (Unic) apresentaram, durante sessão ordinária desta quinta-feira (26), uma pesquisa que avaliou “o desempenho térmico do projeto ponto de ônibus de contêineres na cidade de Cuiabá”.

O grupo foi convidado pelo vereador Abílio Júnior (PSC). A análise se baseou em medições, e comparam a temperatura interna e externa nos pontos de ônibus da Avenida Rubens de Mendonça – CPA, próximo ao shopping Pantanal-, e da Praça Maria Taquara, no centro da cidade.

Os dados coletados levaram à conclusão que instalar contêineres para servirem de abrigo em paradas de coletivos, não se apresenta como alternativa viável para Cuiabá. Os estudantes ressaltaram que, para implantar o projeto, a Prefeitura destacou como vantagens, “a sustentabilidade, a durabilidade do material usado, menor tempo de construção”.

A pesquisa foi ancorada na NBR-1575, parte 3, “que faz recomendação do desempenho térmico das edificações” e não encontrou sustentação para os quesitos destacados.

Além disso, um questionário de 5 perguntas mostrou o descontentamento dos usuários com o módulo, que em alguns horários, internamente tem a temperatura mais alta, do que externamente.

O grupo de alunos formado por Kethleen Anny Ventura, Larissa Nunes Muller, Thalyana Giselly Farias Barbiero e Lucas Vicentes Nunes, que cursa o 6º semestre, estava acompanhado pela professora da disciplina Conforto Térmico, Marcela Ceballos Sales, teve a curiosidade despertada para o tema, pela propaganda do pacote de obras Cuiabá 300 anos, lançado pela Prefeitura, para celebrar os tricentenário de fundação da cidade, em 08 de abril de 2019.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues