Início
NOTÍCIAS
27/09/2019
Professores da UFMT apresentam Plano Estratégico aos servidores da Câmara de Cuiabá
Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão unindo forças e conhecimentos, através de um convênio, para construir um projeto de Planejamento Estratégico a ser implantado no Parlamento Municipal.
 A idéia nasceu da servidora Rita Rennó, assessora especial da Presidência, que está finalizando MBA em Administração. Seu trabalho final do curso traz o nome Gestão Estratégica e Inovação e está sendo desenvolvido sob orientação do Professor Édson Rodrigues Dearo.

Rita explicou que quando soube que o presidente Misael Galvão (PSB) tinha em mente elaborar um plano de planejamento estratégico para esta Casa Legislativa, entrou em contato com ele e conversaram sobre a possibilidade de envolver a Câmara no seu projeto de pesquisa.

A partir disso, ela foi autorizada a fazer o intercâmbio entre com a UFMT. Servidores e secretários da Câmara e professores da FACC (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis) e do Núcleo de Processos, Projetos e Planejamento da UFMT, abraçaram a idéia.

Na manhã desta sexta-feira (27), na Sala de Comissões vereador Júlio Pinheiro, foi realizada a primeira reunião entre o Professor Edson, Rita e demais servidores da Câmara para que fosse apresentado o plano de entregar à Casa de Leis um projeto para implantação do seu Planejamento Estratégico.

Conforme explicou o Professor Édson Dearo, o planejamento estratégico tem por objetivo melhorar o desempenho e os resultados dos trabalhos realizados pela instituição. Para que isso aconteça é necessário conhecer dados que são os indicadores do que está sendo realizado na Câmara, em quantidade e qualidade. Com isso em mãos, será possível estabelecer padrões para alcançar melhorias necessárias.

O planejamento estratégico tem origem na iniciativa privada, mas, destaca o professor “órgãos governamentais como TCEs, assembléias legislativas, prefeituras e outros já há algum tempo vêm adotando esse instrumento administrativo” na busca por melhorar o serviço que entregam à sociedade.

Basicamente o planejamento estratégico busca definir a missão, os objetivos, os indicadores e os projetos estratégicos da entidade em questão. Esta reunião, disse o professor, tem a pretensão de encontrar os meios “para estruturar o projeto de planejamento e como vai ser desenvolvido nos próximos três meses”.

Rita acrescentou que o projeto tem flexibilidade para se adequar às exigências das próximas gestões, porque o planejamento estratégico mira “objetivos de curto a longo prazos”. “Este é só o primeiro passo. É a apresentação de um plano, o cronograma de trabalho vai até o mês de dezembro”, encerrou.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
08/08 - Nota de Pesar | Bispo Dom Pedro Casaldáliga
07/08 - CPI do Saneamento prossegue com oitivas nesta sexta
07/08 - Vereador Abilio homenageia a Polícia Militar pelos 13 anos da Coordenadoria de Assistência Social
07/08 - Projeto aprovado em sessão homenageia líder comunitária do 1º de Março
07/08 - Sala da Mulher entrega kit combate covid-19 para área da limpeza
07/08 - Nota de Pesar| Laurice de Souza da Silva
06/08 - Vereadores aprovam e Juca do Guaraná será homenageado com nome em viaduto
06/08 - Misael Galvão reúne com secretários e intermédia retorno do asfalto do Altos da Serra II
06/08 - Vereadores aprovam sete decretos legislativos
06/08 - Viaduto da Avenida das Torres receberá o nome de Juca do Guaraná
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.