01/10/2019
Dilemário quer saber por que fila da saúde não anda
Um dos líderes do bairro Ribeirão do Lipa (Região Oeste), Afonso Teixeira Dias, foi convidado pelo vereador Dilemário Alencar (PROS) para fazer uso da palavra na Tribuna Livre durante a Sessão Ordinária de vereadores, realizada na manhã desta terça-feira (01/10).

Afonso reclamou da longa espera a que os pacientes são submetidos para realização exames, consultas e cirurgias no sistema de saúde de Cuiabá.

Ele apelou aos parlamentares por maior atenção para com a população carente que “está sofrendo na fila da saúde”. Afirmou que ele próprio está há cerca de dois meses aguardando uma consulta, mas conhece pessoas que estão há muito mais tempo e completou dizendo que isso não é justo.

O vereador Dilemário, além de agradecer o esforço do líder – que tem um lado do corpo paralisado em conseqüência de um derrame cerebral -, anunciou que está “levantando a bandeira para fazer a fila andar”.

O parlamentar disse que considera absurdo o orçamento da saúde da Capital ultrapassar 1 bi e apresentar uma fila com mais de 60 mil pessoas. Na tentativa de entender o porquê dessa situação, ele informou que está mobilizando a cidade “para a realização de uma grande Audiência Pública” a fim de esclarecer a questão.

“É inconcebível que pessoas estejam aguardando meses por uma consulta ou exame e mais de ano por uma cirurgia. Queremos saber por que a Central de Regulação do Município não faz a fila andar”, questionou Dilemário.

Câmara Municipal de Cuiabá – Etevaldo de Almeida