15/10/2019
Portadoras da fibromialgia pedem aprovação de lei na Tribuna Livre
Fibromialgia – O desafio de uma doença invisível, sob esse mote a representante da Associação Nacional de Fibromiálgicos em Mato Grosso (Fibromt), Carmem Miranda Souza, a convite do vereador Clebinho Borges (DC), fez uso da palavra na Tribuna Livre da Sessão Ordinária realizada na manhã desta terça-feira (15), no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal de Cuiabá.

Souza reclamou do indeferimento ao PL 519/2019, imposto pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) desta Casa Legislativa. O projeto propunha benefícios aos portadores da Síndrome da Fibromialgia (FM), que atinge cerca de 80 mil pessoas em Mato Grosso – conforme relatado por ela.

O site do prestigiado médico Dráuzio Varela informa que a “Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos”.

A palestrante afirmou que mais de 10 municípios do estado já aprovaram lei similar, dentre eles, Rondonópolis, São Félix do Araguaia e Pontes e Lacerda, exemplificou.

Para dimensionar a força do movimento em prol da aprovação do PL- 519/2019, ela informou que no próximo dia 04 de novembro, no Congresso Nacional, em Brasília, vai ser realizada uma Sessão Solene para homenagear o “trabalho ímpar” desenvolvido pela ANFIBRO.

Em defesa da Câmara, o vereador Lilo Pinheiro (PDT), informou que o PL em questão foi indeferido pela CCJR, da qual ele é o presidente, em função do processo não atender aos requisitos estabelecidos pelo regulamento da Casa de Leis e sem documentação completa, o indeferimento é obrigatório.

O vereador Clebinho, autor do convite, encerrou dizendo que acredita na sensibilidade dos pares à causa dos portadores de fibromialgia e que em razão disso, tem fé na aprovação da lei, assim que o projeto for posto à votação novamente.

Câmara Municipal de Cuiabá – Etevaldo de Almeida