Início
NOTÍCIAS
17/10/2019
Vereador defende investigação no Hospital de Câncer de MT
Câmara Municipal de Cuiabá
O vereador Renivaldo Nascimento defendeu, esta semana, que seja feita uma investigação rigorosa no Hospital de Câncer de Mato Grosso. Ele disse que se reunirá com membros do Ministério Público, nos próximos dias, para formalizar um pedido de investigação diante das inúmeras denúncias feitas na imprensa recentemente. “Não podemos deixar o Hospital de Câncer virar uma Santa Casa”, alertou. 

Ele criticou a falta de renovação na direção do hospital, atualmente presidido pelo advogado Laudemi Moreira Nogueira. “O Hospital de Câncer de Mato Grosso é uma entidade que recebe recursos públicos e, desde 2013, a diretoria vem prorrogando mandatos internamente e sem eleição. Ali não é deles para agir dessa forma”, lamentou.  

Com base nas denúncias recentes publicadas na imprensa, Renivaldo disse que “do jeito que está, o Hospital de Câncer vai virar uma Santa Casa” se nada for feito.

Em agosto, a OAB-MT também encaminhou ofício ao Tribunal de Ética de Disciplina (TED) da instituição para providências necessárias em relação ao presidente do hospital, o advogado Laudemi Moreira Nogueira. Ele é acusado de ter contratado, com recursos da unidade, o seu próprio escritório de advocacia.

No mesmo mês, o médico Lauzamar Roge Salomão Junior, um dos apontados em investigação da Delegacia Fazendária (Defaz), foi afastado do cargo de diretor técnico depois da divulgação das denúncias na imprensa. Ele é investigado por operar aproximadamente 30 mulheres e cobrar pelos procedimentos que são cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Cirurgião-geral, ele continua realizando cirurgias na unidade. O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM) abriu sindicância, para apurar denúncia contra o oncologista. A OAB-MT também enviou ofícios para a Procuradoria Geral de Justiça, Procuradoria da República, Tribunal de Contas do Estado, Delegacia Fazendária e Tribunal de Contas da União (TCU). 

De acordo com as denúncias publicadas na imprensa, cerca de duas mil cirurgias oncológicas deixaram de ser feitas no Hospital de Câncer de Mato Grosso nos últimos seis meses. Neste período, 40 leitos ficaram fechados, resultando no número de procedimentos não realizados. 

Além disso, a UTI pediátrica do Hospital de Câncer de Mato Grosso continua fechada, após um ano da inauguração. A UTI, inaugurada em 21 de agosto de 2018, tem 10 leitos equipados. Mas nunca funcionou. Entre 2015 e 2017, parte dos recursos do McDia Feliz, do McDonalds, foi direcionada para as obras e compra de parte dos equipamentos. Em 2017, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e a Associação Matogrossense de Produtores de Algodão (Ampa) arrecadaram doações para compra de móveis e equipamentos. Da mesma forma, a Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACC) realizou doação para compra de equipamentos. Duas emendas parlamentares federais complementaram os recursos.

Assessoria Vereador Renivaldo Nascimento



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
24/03 - Chico 2000 participa de primeira reunião no TCE-MT sobre Interage 2023
23/03 - Presidente Chico 2000 homenageia humorista Dedé Santana
23/03 - Tribuna Livre discute captação de recursos para projetos sociais
23/03 - Trapalhão Dedé Santana recebe título de Cidadão Cuiabano hoje
23/03 - Michelly Alencar homenageia mulheres por relevantes trabalhos prestados em Mato Grosso
23/03 - Vereador Dr. Luiz Fernando faz visita de cortesia à interventora da Saúde Pública de Cuiabá
23/03 - Ações de Edna Sampaio beneficiam mulheres
22/03 - Conexão é Poder reúne mais de 30 mulheres em ciclo de palestras sobre empreendedorismo Da Assessoria
22/03 - Edna visita casa de religião de matriz africana no Tijucal
22/03 - CCJR realiza 6ª reunião e analisa nove pareceres de projetos
22/03 - ‘Café com Presidente’ realiza sua segunda edição com servidores da Gestão Pessoal
22/03 - “Projeto Cuiabaninhos na Câmara” inicia 2023 recebendo alunos da EMEB Hilda Caetano de Oliveira Leite
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.