Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
17/10/2019
Educação Ambiental é tema de tribuna livre
Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador Abílio Júnior (PSC) convidou a Superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) Vânia Márcia Montalvão Guedes Cezar, para discorrer sobre a importância do Educador Ambiental, fazendo relação ao Professor e ao Consumidor Consciente, cujas datas comemorativas se coincidem no Dia 15 de outubro. Ela fez uso da palavra na Tribuna Livre da Sessão Ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Cuiabá.

Na oportunidade Abílio entregou 71 diplomas de Moção de Aplausos a equipe de conscientizadores ambiental da Sema.
A educação ambiental entrelaça as atividades de lecionar (do professor)  e do desenvolvimento da prática do consumo consciente, temática cada dia mais requisitada frente à degradação ambiental provocada pelo uso dos recursos naturais, ação que dá suporte às exigências de demandas econômicas, a fim de para satisfazer necessidades crescentes da população.

O Educador Ambiental desenvolve planos de ensino e implanta projetos em instituições de ensino e comunidades, com a finalidade de conscientizar a sociedade à preservação do meio ambiente e sustentabilidade. É considerado um processo de educação responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais, levando em conta a temática de forma holística, ou seja, abordando os seus aspectos econômicos, sociais e políticos.

Citando Leonardo Boff, pseudônimo de Genézio Darci Boff, teólogo, escritor, filósofo e professor universitário brasileiro, Vânia Márcia disse “que se bem repararmos, a natureza não criou um ser para si mesma, mas todos os seres uns para os outros, e estabeleceu entre eles laços de mutualidade e de relações solidárias”.

O Dia do Consumo Consciente foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente para chamar a atenção da sociedade para os riscos da produção e do consumo exagerados. A data foi criada em 2009. 

O Dia do Professor foi instituído no Brasil pelo Imperador Dom Pedro I em 1827.

O Professor é o profissional que forma todos os outros profissionais, inclusive os novos professores.

Etevaldo de Almeida - Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.