Início
NOTÍCIAS
18/10/2019
Projeto exige que seja subterrâneo cabeamento de linhas de transmissão
As redes de infraestrutura de transmissão de energia elétrica, de telefonia a cabo e de outros cabeamentos deverão ser exclusivamente subterrâneas, no município de Cuiabá. É o que dispõe o Projeto de Lei apresentado pelo vereador Toninho de Souza (PSD) na Câmara Municipal de Cuiabá.

“A lei vai garantir mais segurança à população, acaba com a poluição visual possibilita mais eficiência ao serviço. Fios soltos podem ser fatais ao atingir pedestres ou automóveis, quedas de árvores ou meros desprendimentos ocasionados pelo vento”, explica.

Ainda de acordo o Projeto de Lei o cabeamento poderá ser passado sob as calçadas, onde possível, a fim de facilitar eventuais reparos. Já a colocação de dutos para implantação da rede subterrânea deverá ser precedida de concessão, permissão ou autorização do município.

“Tudo deverá ser feito em conformidade com a legislação municipal que disciplina os serviços de infraestrutura e que utilizam o solo e o subsolo de propriedade municipal. Precisamos "ordenar e otimizar a ocupação das vias e preservar a paisagem urbana e a segurança ambiental".

Os custos para a implantação serão de responsabilidade exclusiva das concessionárias de serviços públicos, das empresas estatais e das prestadoras de serviços, inclusive aqueles decorrentes de danos nas áreas do enterramento de cabos, bem como a reconstituição de calçadas, recapeamento de vias, guias e sarjetas ou qualquer outro item do mobiliário urbanístico.

O Poder Executivo poderá estabelecer novos critérios para que as concessionárias, empresas estatais e prestadoras de serviço atualizem seus sistemas com a finalidade de implantar o cabeamento em locais prioritários como regiões centrais, pontos turísticos, praças, grandes avenidas e áreas de lazer ou com grande circulação de pessoas.

“As vantagens são muitas, desde a confiabilidade do sistema, a segurança ao cidadão e o impacto visual. A rede de transmissão subterrânea está a salvo de interferência climáticas, como chuva e ventos, os grandes causadores de desligamentos na rede, finalizou Toninho de Souza.

Verônica Rakel - Assessoria de Imprensa


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
30/03 - Presidente Chico 2000 participa da entrega de kits para 34° Corrida Bom Jesus de Cuiabá
30/03 - Vereador Jeferson Siqueira lamenta morte de entregador e cobra melhorias pontuais
30/03 - Pinduca, o ‘Rei do Carimbó’ participa da Tribuna Livre e recebe Moção de Aplausos
30/03 - Câmara vota requerimentos na sessão desta quinta-feira, 30
30/03 - Câmara participa da 14ª Conferência de Saúde em Cuiabá
30/03 - Chico 2000 visita desembargador Orlando Perri e uma das pautas é a saúde na capital
30/03 - Comissão de cultura fará audiência sobre gestão do centro histórico
29/03 - "Estacionar em ciclovias e ciclofaixas é ilegal e pode pagar multa”, diz diretora de Engenharia da Semob
29/03 - Plano de Gestão para Centro Histórico de Cuiabá é apresentado em reunião a CCPH
29/03 - Secretarias de Ações Institucionais e Cultura recebem 3ª edição do “Café com Presidente”
29/03 - Inscrições para Corrida do Legislativo vão até dia 7 de abril
29/03 - 3ª Reunião Ordinária da Comissão de Transportes, Urbanismo, Meio Ambiente e Defesa dos Animais recebe engenheira da Semob
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.