Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
24/10/2019
Artistas recebem Moção de Aplausos por trabalhar cultura regional
Câmara Municipal de Cuiabá

Representando a cultural regional, dois artistas cuiabanos usaram a tribuna livre durante a sessão penária desta quinta-feira (24). Os artistas foram convidados convidados pelo vereador Clebinho Borges (DC) para discorrer sobre a importância da valorização da cultura regional..

O arte educador Weber Luis Fraga da Silva, criador da Comadre Sebastiana, personagem que dá vida à tradicional mulher cuiabana – corajosa, desbocada, irreverente -, falou sobre a importância da formação técnica para o artista.

Para gestar a Comadre, Weber fez pesquisas e viajou a São Paulo para capacitar-se e assim ter condições de apresentar um trabalho capaz de “contribuir para a libertação do ser humano”. Especialista em dança, está há 22 anos trabalhando na divulgação e valorização da  cultura em Cuiabá, no Brasil e exterior.

A Rainha do Samba, Margareth Xavier, descendente de família tradicionalmente ligada ao movimento do samba em Cuiabá – a avó é fundadora da Escola de Samba Estrela do Oriente, onde a mãe Flor Morena, a Rainha do Rasqueado, desfilava como Porta Bandeira -, está há 44 anos nessa pista.

A Rainha falou da importância do poder público contratar os artistas da terra para participarem de eventos, principalmente os que envolvem as escolas. “A arte não agride, ela transforma vidas”, asseverou.

Ela lembrou também da importância de apoio ao rasqueado, cujas datas mais importantes são 07 de abril, que a Lei Estadual nº 7.383, define como o Dia Estadual do Rasqueado e o 15 de dezembro, quando se comemora o Dia do Rasqueado Cuiabano, instituído pela Lei nº 5.058.

No dia 07 é realizado o Parabéns Cuiabá – com shows e exposições de arte e artesanato na praça, e no dia 15, a festança se repete, saudando a música tradicional da cidade e da região do Vale do Cuiabá. 

O vereador Klebinho ressaltou que os artistas valorizam a cultura local e por isso fez questão de entregar a eles diplomas de Moção de Aplausos. 

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.