Início
NOTÍCIAS
13/11/2019
Estudantes defendem processo seletivo para estagiários na Câmara
Câmara Municipal de Cuiabá

Para fazer uso da palavra na Tribuna Livre da Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira, 12, o vereador Diego Guimarães (Progressistas) convidou um grudo de estudantes de direito com a finalidade de defender a implantação de processo seletivo na contração de estagiários para atuarem nesta Câmara Municipal.

A presidente da Comissão de Estágios da OAB-MT, advogada Juliene Duarte abriu a fala, mostrando as vantagens que um programa de estágios trás para ambas as partes. Ela explicou que o estagiário tem a possibilidade de por em prática o conhecimento teórico que adquire na faculdade. “É a possibilidade de confrontar assuntos que na aula parecem abstratos”, argumentou Juliene.

A presidente defendeu a contratação por processo seletivo também pela sua natureza impessoal, tendo em vista que impede a contratação por indicação pelo vínculo de amizade, o chamado “QI”, ou quem indica. Para ela no seletivo existe isonomia e todos concorrem em igualdade de condições, extinguindo a opção de privilegiar os bem nascidos, os amiguinhos, em detrimento da competência atestada em prova classificatória.

O aluno Iuri Machado, que cursa direito há 7 meses, relatou que percebeu a importância do estágio para o futuro advogado. “No estágio temos a oportunidade de observar como nascem as leis, como ocorre a tramitação do processo da origem à publicação. Na faculdade o aluno pega a norma pronta, no código”, considerando que acompanhar todo o processo de elaboração vai ajudar no trabalho do operador do direito.

Já na reta final do curso, na UNIC-Pantanal, Brian de Oliveira, classificou o estágio como fundamental para a formação do profissional e defendeu o processo seletivo por que vai indicar “quem tem interesse genuíno e se esforçou mais para conseguir a vaga”. Para ele, o seletivo “é uma via de mão dupla que beneficia ambas as partes”, além disso, abre oportunidade a todos e não só para “quem é conhecido” do vereador.

O vereador Diego concluiu relatando um pouco de sua história de vida e que justifica “pro que briga e por que quer o processo seletivo” na Câmara. Ele contou que é cuiabano de nascimento, mas viveu até os 18 anos de idade em Guarantã (cidade a 671 km ao norte de Cuiabá). 

Ele veio para estudar na Capital em 2004, quando ingressou na Unic. A família em dificuldade financeira, a opção foi trancar o curso e encarar o cursinho preparatório para arriscar o vestibular da UFMT. Obtve sucesso e ingressou na federal. 
Em 2007 começa sua fase de estágio. Como não conhecia ninguém que pudesse ajudá-lo, passou a concorrer nos processos seletivos. Passou no Ministério Público onde estagiou de 2007 a 2009, ano em se formou. Na sequência trabalho como assessor da Dr. Stela Avolinski, entre 2010 e 2012. 

Diego considera que essa experiência contribuiu tanto para formação acadêmica quanto contribui agora em sua atuação profissional e parlamentar também. Nessa trajetória “aprendeu a ler, a escrever e a pensar” conforme o do direito, e, ressalta, “além de ampliar o conhecimento jurídico”, aprendeu a pensar sobre o aspecto social.

Projeto em andamento

O vereador Marcos Veloso (PV), que presidia a Sessão no momento, esclareceu que a Mesa Diretora já fechou questão com os demais vereadores sobre a realização de um processo seletivo para a contratação de 18 estagiários para atuarem na área administrativa da Câmara.

Veloso salientou que o processo terá ampla divulgação e será destinada não só a estudantes de direito, mas também a diversas áreas. O projeto de lei nesse sentido está em fase final de elaboração, afirmou o parlamentar.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
26/11 - Mesa Diretora promove reunião de transição com vereadores da próxima legislatura
26/11 - Câmara de Cuiabá realiza três sessões plenárias na próxima semana
18/11 - Câmara realiza sessão ordinária nesta quinta-feira
12/11 - Câmara de Cuiabá auxilia o TRE-MT cedendo veículos
05/11 - Câmara derruba vetos do Executivo nesta quinta
05/11 - Instituto Latino- Americano de Educação para Segurança participa da Tribuna Livre
04/11 - Reunião ordinária da CCJR aprecia projetos nesta quarta
04/11 - Suplente toma posse como vereador e PTB tem 3 na Câmara de Cuiabá
31/10 - Nota de Pesar | Samuel Lemes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.