17/04/2007
Servidor do TRT destaca importância do Funda da Criança
O presidente do Comitê para Infância do Sindicato dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 23ª Região, Jader José Moraes, destacou a importância do Fundo da Criança, na sessão ordinária desta terça-feira (17).

Em discurso na Tribuna Livre, ele falou sobre a importância da campanha “Eu Autorizo a Fazer uma Criança Feliz”, promovida pelos servidores do TRT. Em 2006, os funcionários do órgão destinaram R$ 150 mil para o Fundo. “Somando a contribuição de todos os servidores do Estado, conseguimos angariar R$ 600 mil apenas em 2006. Este ano queremos dobrar este valor”, enfatizou.

Segundo Moraes, a contribuição é descontada mensalmente na folha de pagamento do servidor e restituída no Imposto de Renda. “A lei permite que cada funcionário destine o equivalente a 6% do seu imposto de renda. Em contrapartida, emitimos uma nota informando a contribuição para que seja anexada no momento da declaração”, explicou.

Para viabilizar o projeto foi firmado um termo de acordo com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que envia à Receita Federal a lista de contribuintes e distribui os recursos arrecadados. “Cada servidor pode escolher a instituição que deseja beneficiar”, apontou. Atualmente, 17 instituições de Cuiabá recebem os recursos do Fundo da Criança.

Os servidores do Rio Grande do Sul destinam R$ 9 milhões ao Fundo. Em São Paulo, este valor chega a R$ 20 milhões ao ano. “O importante é conquistarmos a credibilidade do funcionário mostrando que o dinheiro será destinado à instituição de caridade escolhida e que o valor será restituído no Imposto de Renda”, reforçou.

Moraes convidou os servidores do Legislativo e Executivo a implantar projetos semelhantes. “Também é importante que os vereadores priorizem e destinem recursos ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente para que o projeto seja gerido com êxito”, finalizou.

Assessria: Secom CâmaraCba/Andrea Haddad