03/07/2009
Toninho reverencia memória de Dante de Oliveira
Luiz Alves
Uma das maiores lideranças que Mato Grosso já teve, o ex-governador Dante de Oliveira, falecido há exatos três anos, foi reverenciado pelo vereador Toninho de Souza (PDT) na sessão desta quinta (2). Ele fez questão de elencar as benfeitorias deixadas pelo autor das Diretas Já no Estado. Citou, por exemplo, a implantação da Polícia Comunitária em 2000, mas infelizmente, segundo o pedetista, acabou sendo extinta pelo sucessor Blairo Maggi. "A Polícia Comunitária chegou a ser referência para muitas cidades brasileiras. O atual governo errou ao autorizar a sua extinção e, mesmo reativada neste momento, a Polícia Comunitária é deficitária por falta de estrutura", lamentou.

O vereador do PDT destaca que Dante merece todas as homenagens possíveis pela carreira brilhante na política brasileira. Liderou a Diretas Jás, considerada a maior manifestação pela redemocratização. Em seguida demonstrou pesar pela morte precoce do ex-governador. "Apesar de ter ocupado vários cargos importantes na política brasileira, Dante ainda tinha muito para contribuir com o crescimento e desenvolvimento não só de Mato Grosso como também do país", elogiou.

Para Toninho, até hoje há um lacuna deixada por Dante. No primeiro mandato de governador, o ex-líder tucano militou no PDT e, por isso, até hoje é bem quisto pelos pedetistas. Além de ter sido governador por duas vezes, Dante ocupou cargos importantes, como o de ministro da Reforma Agrária no governo José Sarney. Também foi prefeito de Cuiabá por dois mandatos, deputado federal e deputado estadual.

Pollyana Araújo