10/12/2019
Dr. Xavier: “Reabertura do Centro de Saúde do Novo Terceiro era aguardada há anos”
Assessoria de Imprensa
A unidade SUS estava paralisada há tempos, por conta de serviços de reforma e ampliação interrompidos devido à falência da empresa contratada e outros entraves de ordem burocrática e judicial

O vereador Dr. Xavier comemorou hoje (10) a conclusão dos serviços de reforma e ampliação do Centro de Saúde do Novo Terceiro, considerado uma das unidades clínicas SUS mais atuantes da região Norte da capital. A solenidade de inauguração acontece às 19h, já com presenças confirmadas de diversas autoridades locais, estaduais e federais, entre elas o prefeito Emanuel Pinheiro, secretários, parlamentares e representantes de órgãos diversos, em nível público e privado. O parlamentar considera que esse é mais um avanço destacado da atual gestão.

“Sinto-me com a sensação do dever cumprido. Afinal, assumi essa luta com muita tenacidade, consciente do quanto a reativação do Centro de Saúde do Novo Terceiro era importante para sequenciar o atendimento SUS a milhares de pessoas. Assim, intensifiquei cobranças sucessivas à Secretaria de Saúde de Cuiabá e ao próprio prefeito Emanuel Pinheiro, determinado a lutar para reabrir urgentemente as portas dessa tradicional unidade clínica. Perdi a conta de quantas reuniões realizamos na Secretaria de Saúde e as visitas “in loco” feitas ao prédio em obras, acompanhados de engenheiros e diretores. Felizmente, nossa empreitada – que contou com importantes parceiros – foi finalmente coroada de êxito”.

Reforma foi orçada em R$ 290 mil reais. Centro contará agora com duas cadeiras odontológicas

O vereador informou ainda que a longa paralisação da reforma/ampliação do Centro de Saúde do Novo Terceiro foi motivada pela falência da empresa contratada para realizar os serviços, fator que exigiu da Saúde  a readequação de dispositivos técnicos/administrativos, inclusive no campo licitatório.  “Os procedimentos teriam que ser retomados dentro das normativas técnicas vigentes na área de gestão pública e preconizadas pelo MS. Contratou-se, então, uma nova empresa, e o impasse se desfez. A população é quem ganhou com isso”.

Um dos aspectos mais importantes dessa reforma, observou o parlamentar, é que o Centro de Saúde dispõe agora de duas cadeiras odontológicas. “O atendimento à população já começa normalmente a partir desta quinta-feira. Foi nossa bandeira desde o início: dotar o Centro de Saúde do Novo Terceiro de um moderno setor odontológico. Graças à nossa insistência em reivindicar a implantação da odontologia – o dentista da família – em todas as unidades SUS do município, muitas já contam hoje com tal benefício”.

Com a retomada dos serviços no Centro de Saúde do Novo Terceiro, Dr. Xavier entende que ocorrerá redução natural na sobrecarga de pacientes verificada diariamente nos Postos de Saúde da Cidade Alta e Cidade Verde. “Ambos vinham acolhendo pacientes de toda a região e do próprio Novo Terceiro, bairro de grande índice habitacional. Outra boa notícia anunciada pela Secretaria de Saúde é a reforma do Posto da Cidade Alta. Trata-se de mais uma cobrança persistente nossa junto ao órgão. E segundo garantiram os gestores da Pasta, em breve esta reforma irá se tornar realidade”.

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier