Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
13/12/2019
Saad tem três projetos de sua autoria aprovados pela Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou três projetos de lei de autoria do vereador Ricardo Saad (PSDB) durante a sessão ordinária desta quinta-feira, dia 12. 

O primeiro visa instituir na Capital o Plano Municipal de Combate ao suicídio. A proposta visa identificar possíveis sintomas e tratar o transtorno mental e/ou psicológico que pode configurar depressão bipolaridade, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas.

Diante disso, ela tem como base cinco diretrizes especificas. Dentre elas, promoção de palestras durante a semana que compreende o dia 10 de setembro, data em que foi instituído o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

As palestras devem ser direcionadas aos profissionais da saúde, a fim de capacitá-los na identificação de possíveis pacientes que se enquadrem no perfil suicida.

Com o objetivo de conscientizar sobre os aspectos da identificação do comportamento suicida, a proposta determina a exposição de cartazes explicativos sobre os sintomas de tal enfermidade.

“O município tem papel relevante para o tratamento deste transtorno, identificando possíveis sintomas, acompanhando e oferecendo possibilidade de recuperação aos que necessitam”, explica Saad.

Outro projeto de sua autoria que também foi aprovado na sessão desta terça-feira (12) refere-se à criação do “Setembro Vermelho”, dedicado a ações de esclarecimento e incentivo a campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares.

Saad explica que, o mês de setembro foi escolhido, tendo em vista que no dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração. “O número de jovens sofrendo de doenças cardiovasculares em nosso município é cada vez maior e mais preocupante. Então, devemos agir para reverter este quadro”, pontuou.

Por fim, o Parlamento Municipal ainda aprovou o projeto de sua autoria que dispõe sobre a prioridade de marcação de consultas dermatológicas e oftalmológicas para pessoas com acromatose, popularmente conhecida como albinismo.

Conforme o vereador, pessoas com este tipo de distúrbio congênito estão mais propensas a serem acometidos por doenças dermatológicas e oftalmológicas. “Elas precisam ter prioridade nessas consultas”, finalizou Saad.

Os três projetos foram aprovados por unanimidade em fase e final e seguem para sanção do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.