18/12/2019
Secretaria de Controle Interno aponta avanços e cita metas para 2020
Câmara Municipal de Cuiabá
Focada em ações preventivas que proporcionam maior segurança administrativa nas tomadas de decisões, a Secretaria de Transparência e Controle Interno se mostrou inovadora e participativa ao longo do ano de 2019.

Exercendo o seu papel institucional de acompanhamento e fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, além de efetuar a verificação e a avaliação dos resultados obtidos pelos gestores da Casa, a pasta tem buscado auxiliar a atual administração a alcançar êxito nos resultados.

Para tanto, atuou fortemente emitindo recomendações, orientações técnicas, e pareceres nos processos licitatórios, de nomeações e pagamentos de notas fiscais e, quando necessário, indicando os devidos ajustes e adequações nos procedimentos e fluxogramas.

Conforme o secretário Jônatas Pulquério, este resultado positivo só foi possível graças à interação entre as demais secretarias, o que garantiu maior eficiência e dinamismo à gestão.

“A modernização da gestão passa necessariamente pelo Sistema de Controle Interno (SCI), ou seja, se queremos uma administração moderna temos que ter um SCI forte e atuante, não no sentido de apenas apontar falhas e erros, mas, com a visão de propor mudanças que venham mitigar os riscos, otimizando com isso a aplicação dos recursos públicos”, completou.
Além disso, visando a transparência, a Secretaria de Transparência e Controle Interno ainda promoveu ajustes no sistema informatizado com o objetivo de facilitar o acesso ao Portal da Transparência.

“Hoje temos disponíveis 100% das informações referentes à Folha de Pessoal, Receita e Despesa Pública, Patrimônio, Licitações, Contratos e Aditivos, Frotas, etc”, ressaltou.

Para o próximo ano, a Secretaria já tem algumas metas traçadas, entre elas, a realização de concurso público. Segundo Pulquério, o presidente da Casa de Leis, vereador Misael Galvão (PTB), já nomeou uma comissão para a organização do concurso publico para o ano de 2020.

Também está em trâmite a contratação de uma empresa especializada na criação e desenvolvimento de App móbile (aplicativo móvel) que irá facilitar o acompanhamento dos projetos de leis, resoluções e decretos em andamento no Parlamento, melhorando com isso a participação da sociedade em todo o processo legislativo.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo