20/12/2019
Vereador Dr. Xavier busca união parlamentar para ampliar apoio aos odontólogos municipais
Assessoria de Imprensa

O vereador recebeu hoje (20) representantes do Sindicato dos Odontólogos de Mato Grosso em seu gabinete, reunião que contou também com a presença do vereador Toninho de Souza. A categoria pleiteia imediata recomposição salarial das perdas salariais acumuladas há 13 anos, já da ordem de 31,89%

Juntamente com membros da nova diretoria do Sindicato dos Odontólogos de Mato Grosso, o vereador Dr. Xavier percorreu hoje (20) vários gabinetes parlamentares na Câmara Municipal, finalizando o ciclo de reuniões no gabinete da presidência, onde foram recebidos pelo vereador Misael Galvão. O objetivo dessa mobilização – informou – é aglutinar força política para que a prometida recomposição salarial dos odontólogos, lotados em unidades da capital, seja finalmente implementada.

Dr. Xavier disse  que os dentistas aguardam isso há mais de 13 anos, período em que as perdas acumuladas (31,89%) se tornaram realmente insustentáveis, gerando desequilíbrio progressivo no orçamento doméstico dos profissionais. “Tanto é grave que viemos à procura de mais apoio político no Legislativo, essencial para sensibilizar os gestores do município. O presidente da Câmara, Misael Galvão, a exemplo de outros colegas de Parlamento, sinalizou franca disposição de apoiar nossa luta em prol do acatamento da reivindicação oficializada pelos odontólogos junto ao Executivo Municipal”.

Misael Galvão ouviu atentamente as exposições feitas pela presidente do Sindicato dos Odontólogos, Rosana Moraes, e pela vice-presidente da entidade, Sílvia Albuquerque. Afirmou entender o quão justa é a reivindicação dos dentistas, sublinhando também a importância que a saúde bucal representa no contexto da sociedade. “O vereador Dr. Xavier sugere estabelecermos uma agenda de trabalho com o prefeito, e é o que vamos diligenciar. Isto deve ocorrer antes do fechamento de 2019”. Na sequência, Galvão mobilizou o líder Luís Cláudio para marcar esta audiência.

A conselheira fiscal do Sindicato dos Odontólogos, Rita Shinoraha, fez um balanço crítico das dificuldades que os dentistas municipais atravessam. “Deve ser frisado o seguinte: nós não solicitamos nenhum aumento salarial, apenas a recomposição das perdas dos últimos anos. É um longo tempo de espera e muitos prejuízos. A categoria de odontólogos do município está literalmente achatada. Sempre lembrando que outras categorias já foram atendidas, em detrimento da nossa”.

Para a presidente do Sindicato, Rosana Moraes, o atual piso de R$ 3.660 pago aos dentistas municipais é muito abaixo do estabelecido nacionalmente, estimado em R$ 5.800. “Por justiça, esta recomposição teria que ser imediata. Acreditamos que o apoio maciço do Legislativo de Cuiabá irá convencer o prefeito a acatar nossa reivindicação”.

O vereador Toninho de Souza se mostrou 100% receptivo ao pleito manifestado pelos odontólogos. “Eles reivindicam recomposição salarial dos últimos anos, com ganho real. Eu me juntei a essa luta, pois vai justiçar coletivamente a categoria. Isso vai demandar muito trabalho por parte da Câmara e, também, por parte do Executivo. O primeiro, o Legislativo, irá empreender forte mobilização de sensibilização junto ao prefeito. Dessa forma, pleiteamos que venha um projeto favorável da Prefeitura, a fim de alterar a lei que garanta o ganho real a todos os odontólogos do município”.

Dr. Xavier ainda conversou com os vereadores Sargento Joelson, Wilson Kero Kero, Clebinho Borges e Chico 2000, oportunidade em que detalhou o sufoco crescente da categoria, “sem nenhuma recomposição das perdas salariais a cada ano”. Os colegas parlamentares endossaram apoio integral à reivindicação dos odontólogos.

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier