14/07/2009
Problema fundiário impede avanço do PAC
Fablício Rodrigues
O problema fundiário é responsável pelo emperramento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região do Jardim Itapuã e Três Poderes, em Cuiabá. A avaliação foi feita pelo diretor técnico da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Édio Ferraz, durante sessão itinerante realizada nesta segunda (13) à noite, na Escola Antônia Tita Maciel de Campos, no bairro Jardim Florianópolis. Ele explicou que o projeto piloto de esgotamento sanitário, antes elaborado para beneficiar apenas o Jardim Vitória, foi estendido para os circunvizinhos Jardim Florianópolis e Jardim União. "O que impede que as ações avancem para os outros bairros é a falta de regularização fundiária", disse.

Ferraz frisou ainda que essa área é do Estado e, por isso, a regulamentação deve ser feita pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). A conclusão dos projetos de saneamento básico é o "ponta-pé" para que os bairros sejam contemplados com emendas parlamentares, já que, segundo Édio, a execução de obras, como pavimentação asfáltica, será um desperdício do dinheiro público. O coordenador municipal do PAC Aparecido Alves garantiu que a prefeitura já está fazendo as readequações aos projetos exigidas pela Controladoria Geral da União (CGU). "Um problema crônico é a falta de abastecimento de água, que será solucionado com a ETA Tijucal, que está 92% concluída".

Para prestar esclarecimentos à comunidade sobre o andamento do PAC, o vereador Francisco Vuolo (PR), reafirmou a fala do presidente da Câmara, vereador Deucimar Silva (PP), quanto à vinda do secretário executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo, a Cuiabá. "O menos importante para nós da Câmara serão os jogos da Copa, mas sim as obras que serão realizados em consequência do evento", salientou Vuolo, que preside a Frente Parlamentar de Apoio à Copa de 2014. Deucimar fez questão de destacar que esta foi a oitava itinerante promovida pelo Legislativo.

Pollyana Araújo