Início
NOTÍCIAS
13/01/2020
Praça Moreira Cabral – Marco Simbólico de Cuiabá está toda revitalizada
Câmara Municipal de Cuiabá
O Centro Geodésico da América do Sul, localizado na Praça Moreira Cabral, onde também está o obelisco, conhecida como Campo D’Ourique, lugar antigamente utilizado para touradas e manifestações religiosas. Hoje a Praça passou por uma completa reestruturação e está toda revitalizada, pronta para receber a população cuiabana e os Turistas.

A última reforma iniciada, mas não concluída feita na Praça foi em 2010, na gestão do Vereador Deucimar Silva em parceria com a Prefeitura de Cuiabá.  

A Praça Moreira Cabral tem história é um marco simbólico, construído em alvenaria nos idos de 1909, pelos membros da Comissão Rondon. O tombamento como patrimônio histórico cultural foi em 2009 (pela Secretaria Estadual de Cultura). “Por isso e pela população e principalmente pelos moradores em torno da Praça, que fizeram o pedido de revitalização da Praça, fico feliz em entregar aos moradores da capital a revitalização desse local histórico para todos nós”, afirmou presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Misael Galvão.

História da Praça Moreira Cabral

O espaço ocupado hoje pela Câmara Municipal de Cuiabá já foi palco de inúmeros acontecimentos marcantes da nossa história e já teve várias denominações, como: Largo da Forca: Localizado no centro da cidade, onde era frequente a passagem de transeuntes, o espaço foi palco de enforcamentos, punições a escravos e condenados que eram sacrificados em público. 

Assim o campo recebeu o nome popular de "Largo da Forca". Os moradores da redondeza tinham convicção que o local era assombrado, e era comum dizer que se ouviam gritos, gemidos e almas penadas passeando pelo Largo. No dia de finados a população acendia velas e fazia orações. 

A criançada costumava fazer “danadeza”, ora se escondendo atrás do marco geodésico ora fantasiados, embrulhados em lençóis ou com "véus" pretos e roxos, de suas mães religiosas, assustando as pessoas desavisadas que passavam, ao entardecer, perto do largo.

Campo DOurique: Origem do nome:
Portugal, com a conquista do espaço antes limitado ao Tratado de Tordesilhas traz para o Brasil nomes que referenciavam a pátria mãe. Assim as praças, ruas, vilarejos receberam denominações que vinham da história lusitana ou homenageavam os seus heróis. Importado da história de Portugal, o Campo DOurique, situado no Alentejo, foi palco da famosa e decisiva batalha travada em 1.139, quando D. Afonso Henriques, rei lusitano, derrotou e expulsou os Mouros que havia invadido a Península Ibérica. Essa batalha ficou famosa na história portuguesa, pois está envolta em lendas, que diziam ter havido premonições a respeito do sucesso da batalha, e o Campo DOurique significou Vitória. O antigo Largo da Forca, para homenagear tal região, foi nomeado pelos portugueses "Campo DOurique".

Marcella Magalhães - Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
22/02 - Nota de Pesar |Hermenegilda Siqueira Silva
21/02 - Arquivo Geral receberá nome do Vereador Clovito Hungueney
21/02 - ONG faz do apito arma contra importunação sexual no Carnaval
21/02 - Vereador Renivaldo Nascimento realiza atendimentos externos
21/02 - Dr. Xavier: "Nova ponte do Taquaral {Terra Vermelha} é conquista nossa em prol dos produtores familiares"
20/02 - Vinicyus indica à inserção de estagiários de educação física nas academias ao ar livre
20/02 - Câmara de Cuiabá paga salário de fevereiro
20/02 - Parlamento Cuiabano abre diálogo em apoio aos técnicos da educação
20/02 - Câmara aprova 33 requerimentos durante sessão desta quinta, dia 20
20/02 - Ex-vereadores e ex-servidor serão homenageados pela Mesa Diretora
20/02 - A pedido de Luis Claudio, Câmara poderá criar Frente Parlamentar ligada a saúde
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.