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15/01/2020
Qualidade na saúde bucal do servidor é meta de atendimento do Ambulatório Médico
O atendimento odontológico tem se destacado dentre os serviços oferecidos no Ambulatório Médico da Câmara Municipal de Cuiabá. 

O trabalho é desenvolvido pelo cirurgião dentista Ericson Janolio de Camargo, que há oito se dedica ao serviço público no Legislativo Cuiabano. 

Mineiro de Uberlândia, ele mora na Capital mato-grossense desde de 2009. O cirurgião dentista especialista em endodontia é filho de uma professora e de um bancário (já falecido). 

Com graduação pela Universidade Estadual de Maringá (PR), concluiu a especialização no Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio Faciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP), além de Mestrado e Doutorado em Endodontia, pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), na cidade do mesmo nome.  

Atualmente, além da atuar no Parlamento Municipal, o profissional ainda compartilha o seu conhecimento com os graduandos do Centro Universitário de Várzea Grande(UNIVAG-MT). 

Ele já participou de ações sociais, com destaque às ações voluntárias do café com carinho, promovida por um grupo de voluntários do Hospital de Câncer, e ainda da campanha outubro rosa, promovida pelo MTMAMMA. 

Já como servidor e responsável pelo consultório odontológico da Cada, trabalha com enfoque preventivo nas ações de saúde, além, do atendimento clinico geral. É com esse extenso curriculum e muita experiência, que o Cirurgião Dentista, Doutor Ericson Janolio de Camargo, compõe o quadro de profissionais com excelência do Ambulatório Médico do Legislativo Cuiabano. 

Ele conversou com a equipe da Secom e disse da satisfação de ser servidor público.

SECOM: Com todo esse curriculum e experiência e formação na área, o que levou o senhor a optar pelo servico público?
Doutor Ericson Janolio de Camargo: “Uma parte da minha formação na graduação me proporcionou a oportunidade de ter a experiência com trabalho na saúde pública. Então, tive uma visão precoce de como é importante o acesso aos services odontológicos pela população e as ações em saúde como forma de promoção de saúde. Essa foi uma parte que sempre gostei e me dediquei. É muito gratificante contribuir praa promoção de saúde das pessoas, dando a oportunidade delas receberem orientações e aprender em que simples cuidados básicos e hábitos saudáveis de alimentação são capazes de melhorar a condição da saúde bucal e de saúde geral.”

SECOM: O senhor sempre teve o seu engajamento voluntário no serviço? 
Doutor Ericson Janolio de Camargo: “Eu participei voluntariamente na prefeitura municipal de Maringá, juntamente com um professor, na atenção secundária, destinada ao tratamento endodôntico (canal), para aprimorar meus conhecimentos e habilidade na especialidade da endodontia. Além dessa experiência, em termos de saúde pública, ter cursado a especialização emendodontia com o atendimento aos pacientes do Hospital Centrinho, que é o hospital de reabilitação  de Anomalia Crânio Faciais (HRAC-USP), foi uma especialização diferenciada, pelo perfil dos pacientes, que muitas vezes necessitavam previamente do tratamento endodôntico, para posteriormente serem internados, para receber os procedimentos cirúrgicos.”

SECOM: E aqui na Câmara como é o trabalho do senhor?
DoutorEricson Janolio de Camargo: “Aqui na Câmara, com esse trabalho atendemos os servidores e os vereadores. Primeiramente, o foco do nosso trabalho é pautado na prevenção, cuidando dos principais fatores que podem levar a formação da placa bacteriana, a qual é a principal responsável pela destruição dos dentes, seja por meio do desenvolvimento da cárie ou por meio da doença periodontal. Em termos de atendimento clinico geral, os procedimentos básicos oferecidos pelo ambulatório são: restauração, raspagem, avaliação de alteração do tecidobucal, atendimento de urgência para resolução das dores de origem odontológica. Quando há necessidade de atendimento de maior complexidade, os pacientes são encaminhados para as diferentes especialidades odontológicas. A importância do nosso trabalho na odontologia no ambulatório da Câmara, é possibilitar a manutenção da saúde bucal dos pacientes ao longo do tempo, evitando que os mesmos sejam submetidos a procedimentos que levem ao desgaste das estruturas naturais dos dentes, como as restaurações, as próteses fixas (pivô),  ou em casos mais extremos,  as extrações dentárias.”

SECOM: Como assimexplicapragente?
Doutor Ericson Janolio de Camargo: “Geralmente, o que eu observo é que os pais priorizam as necessidades de saúde dos filhos, deixando as suas necessidades em Segundo plano. Com isso, muitas vezes, os pacientes chegam ao consultório com uma infecção de origem odontológica já bemdesenvolvida, com um quadro de dor intensa e muitas vezes, insuportável. Sempre, procuramos atendê-los, de forma mais rápida possível, a fim de sanar a dor e promover o tratamento adequado, sendo esse um ponto valioso do nosso antendimento, pois afinal, quem tem dor, tem pressa!”


SECOM: Como o senhor organiza o seu trabalho aqui no ambulatório? 
Doutor Ericson Janolio de Camargo: “Além do atendimento odontológico, organizo o consultório e sou responsável por todo o processo de limpeza, desinfecção, lavagem dos instrumentais e o processo de esterilização.”

SEOM: Como o senhor vê essa reforma promovida pelo presidente da casa, sobretudo do ambulatório, do vereador Misael Galvão?
Doutor EricsonJanolio de Camargo: “Essa reforma do ambulatório promoverá melhoria nas condições de trabalho, possibilitando a sua realização de acordo com as normas de ergonomia e de biossegurança. Isso reflete em termos de segurança, tanto para os pacientes, quanto para os profissionais, resultando em maior qualidade do service oferecido.”

SECOM: E como é o sentimento que um profissional gabaritado como é o senhor,  emprestar o service ao público da Câmara Municipal de Cuiabá?  

Doutor Ericson Janolio de Camargo: “Eu me sinto muito grato por poder devolver, de alguma forma à comunidade, o conhecimento acumulado que obtive, ao estudar em instituições públicas (graduação e pós-graduação), às quais são mantidas pelo recolhimento dos impostos pagos  pela população.”

SECOM: Está de parabéns a câmara em promover esse leque de reforma?
Doutor Ericson Janolio de Camargo: “Com certeza, é uma forma de valorizar tanto os servidores quanto ao seu suários. É um ganho muito grande, para nós a melhoria da nossa estrutura de trabalho e agradeço a gestão da casa por esse olhar carinhoso por nós.”

SECOM: Ou seja o trabalho com satisfação e metas faz bem à alma e ao coração?
Doutor Ericson Janolio de Camargo: “Com certeza, vale aquele o velho clichê, quem tem dor tem pressa e as dores odontológicas, geralmente, necessitam da intervenção profissional, para que haja resolução. Medicamentos muitas vezes atenuam, mas a atuação do profissional é essencial para a resolução do problema.”

Adão de Oliveira - Secretaria de Comunicação



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