10/02/2020
“Doar sangue é vida e vida é presente de Deus”, lembra Toninho de Souza
Assessoria de Imprensa
A fala foi feita durante mais uma ação de doação de sangue ao MT Hemocentro na última sexta-feira (07)

Amigos, colaboradores e a equipe do vereador Toninho de Souza estiveram na tarde da última sexta-feira (07) no MT Hemocentro em Cuiabá realizando mais uma ação de Doação de Sangue. A ação é realizada mensalmente pela equipe do parlamentar e organizada pela sua esposa a Assistente Social Eliane de Souza.

A primeira ação social do ano foi justamente a doação de sangue que teve como objetivo ajudar no estoque de sangue, já que o MT Hemocentro intensificou as campanhas de coleta de sangue para o mês de fevereiro devido a proximidade do feriado prolongado de Carnaval. Nesse período, somado as festividades de fim de ano e férias escolares, a expectativa é de uma diminuição de até 50% dos números de doadores.

Toninho de Souza lembrou que a ação acontece desde o ano passado e reunindo todos aqueles que querem ajudar o próximo. “Hoje foi mais um dia de doação de sangue no Hemocentro, essa campanha nós mantemos desde janeiro do ano passado, nossos amigos, colaboradores e equipe realizam esse ato de amor, essa doação. Cada bolsa de sangue pode salvar quatro vidas, e nós mantemos esse objetivo de continuar doando e colaborando com o próximo. Queremos agradecer todos que estiveram aqui participando desse ato de amor. Lembrando que doar sangue é vida e vida é presente de Deus”, disse.

Eliane de Souza esposa do parlamentar que está à frente das ações sociais do gabinete também agradeceu e lembrou que a ação é um ato de amor pelo próximo. “Quero mais uma vez agradecer de coração todas aquelas pessoas que mais uma vez vieram até aqui realizar este gesto de amor, o gesto de salvar a vida do próximo. Eu tenho um carinho muito grande por esta ação, e vamos continuar este ano. Demos início às doações sabendo da necessidade que o MT Hemocentro tem neste período”, explicou.

O servidor Público Tolentino Lara atendeu mais uma vez o chamado para a ação e ainda trouxe a família ao MT Hemocentro. “Me sinto muito feliz em poder doar meu sangue para salvar a vida do próximo, é rápido, não dói e somos acolhidos com muito carinho pela equipe. Gostaria muito que outras pessoas também se sensibilizassem com esta causa tão linda”.

Alexandre Nascimento de Carvalho veio doar pela segunda vez e também se sente feliz em participar desta ação. “Mais uma vez realizo a doação, sei da importância que esse ato tem poder ajudar o próximo nos faz muito bem. Saio daqui já anotando quando poderei voltar novamente”, disse.

Ana Carolina, servidora pública, já participou de todas as ações de doação de sangue realizadas pelo parlamentar. “É uma ação linda, estamos salvando vidas, quero parabenizar o vereador Toninho de Souza e sua esposa Eliane de Souza pela iniciativa, é uma ação muito importante. Voltarei novamente assim que completar o prazo para uma nova doação”.

Critérios para doação

•         Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável)
•         Pesar no mínimo 50 kg
•         Estar alimentado
•         Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, o doador deve aguardar 2 horas
•         Ter dormido 6 horas nas últimas 24 horas
•         Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservistas e carteira Profissional emitida por classe).

Para doar, procure o MT Hemocentro nos seguintes endereços:

MT - HEMOCENTRO - Banco de Sangue Público de Mato Grosso
Captação de Doadores.
Sede: Rua 13 de Junho, 1055. Porto.
Cuiabá - MT.

Tel: (65) 3623-0044 ramal 220 / 221
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 07h às 17h30.

Unidade de Coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá - MT

Rua General Vale 182. Bandeirantes. Cuiabá - MT.

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 07h às 15h30.

Verônica Rakel | Assessoria Vereador Toninho de Souza

Fotos Relacionadas