Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
13/02/2020
Parceria entre Câmara e Secretaria de Saúde garante capacitação de Agentes Comunitários
Câmara Municipal de Cuiabá
Uma parceria entre Câmara Municipal de Cuiabá e a Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) está possibilitando o treinamento e qualificação de 681 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que atuam nas cinco áreas de administração regional do município.

O “Treinamento em Serviço sobre o Sistema e-SUS no Aplicativo Tablet” é destinado a enfermeiros e agentes comunitários de saúde, além de técnicos de várias áreas espalhadas pela rede, em atenção básica. 

O objetivo principal da qualificação é oferecer o treinamento adequado sobre o novo sistema de financiamento do Ministério da Saúde para atenção primária. A nova ferramenta refere-se a utilização de um sistema de aplicativo, instalado em um Tablet portátil, facilitando a coleta de dados e também a realização de pesquisas, tanto na área de saúde quanto social. 

Segundo a enfermeira Francis Olivia de Arruda Loiola, Coordenadora de Programas Especiais de Atenção Primária, o treinamento se faz necessário em face de dinâmica e sistematização da saúde em nível de Brasil.

“A gente está capacitando eles os técnicos, a nova forma de cadastramento, que será tudo pelo tablet, pelo aparelho, eles estão a prendendo a manusear, enviando as informações diretamente para o Ministério da Saúde”, disse a técnica, que vem realizando o treinamento em grupos de 70 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) por vez. 

O treinamento será concluído no próximo mês. A intenção é garantir a qualificação dos servidores das 99 Unidades Básicas de Saúde, o que irá garantir o fornecimento de dados ao Ministério Saúde de forma mais célere. 

Nesta quarta-feira, dia 12, foi concluído o treinamento da sexta turma. Conforme Francis, a capacitação está sendo feita por turmas para não prejudicar o atendimento a população.

“A partir dessa qualificação, os agentes estarão capacitados, pegando a informação in loco lançando no sistema, assim eles estão deixando de utilizar o papel e as informações vão ao Ministério e retornando a Cuiabá, melhorando a forma de investimento”, completou a enfermeira. 


Adão de Oliveira - Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.