Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
13/02/2020
Câmara promoveu Seminário sobre calendário eleitoral 2020
Câmara Municipal de Cuiabá
A fim de sanar dúvidas quanto as novas normas eleitorais, que passam a valer a partir do pleito deste ano, a Câmara Municipal de Cuiabá, através da Escola Legislativa, realizou na tarde desta quarta-feira (13), o Seminário Eleições 2020: Calendário, Propaganda e Condutas Vedadas”.

O evento foi planejado para qualificar os técnicos da Casa de Leis, assim como os assessores dos vereadores e foi ministrado pelo promotor eleitoral Lucindo Araújo e pelo procurador eleitoral em Mato Grosso Pedro Melo Pouchain Ribeiro. Ambos integram o Centro de Apoio Operacional Eleitoral, ligado ao Ministério Público Federal. 

Lucindo Araújo abordou as datas do calendário para o pleito deste ano e também sobre questões referentes à propaganda eleitoral.

De acordo com ele, a propaganda fora do período permitido, assim como as demais condutas vedadas, serão, rigorosamente, fiscalizadas e punidas. 

“Esse esclarecimento a cerca do tema é para que os candidatos tenham um panorama, uma introdução das regras que vão pautar as eleições 2020,”, destacou o promotor, que acentuou os principais pontos da propaganda eleitoral.

“Então nós estamos destacando algumas datas mais importantes dentro do calendário eleitoral, para que saiam desse seminário com conhecimento a cerca dessas dúvidas”, explicou o membro do Ministério Publico. 

Já para os candidatos, o promotor destacou que deve ser observada, principalmente, a data limite para troca de partido, assim como para realização de convenções, registro de candidatura, o início da propaganda eleitoral, dentre outros. Já servidores públicos e pessoas ligadas a veículos de comunicação, devem observar as datas limites para desincompatibilização, caso desejem ser candidatos.

O Seminário ainda tratou do financiamento público de campanha. “Temos visto, a partir das eleições gerais de 2018, que essa é uma realidade que traz muitos desafios, em termos de fiscalização de recursos públicos das campanhas, além do avanço na figura do pré-candidato médio, e demais fatores”, destacou o procurador chefe, observando ainda a relevância da propaganda na internet, e o cuidado para não incorrer em crimes considerados fake news. 

Para o presidente da Casa, vereador Misael Galvão (PTB), é a câmara fazendo o seu papel institucional, ou seja, dotar o cidadão de informações importantes, acerca de um tema tão relevante, como são as eleições, oportunidade em que o eleitor tem a primazia de contribuir para o destino da sua cidade, através do voto. 

“Estamos hoje cumprindo o nosso papel, que é o de qualificar, e dotar de informações todos os interessados em participar das eleições. Estão de parabéns os procuradores pela brilhante explanação, e também a organização do evento”, destacou o Presidente Misael Galvão, acentuando o trabalho inovador da Escola Legislativa.

Adão de Oliveira e Kamila Arruda - Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.