17/02/2020
Ex-servidor Newton Aguiar será homenageado pela Mesa Diretora
Câmara Municipal de Cuiabá
Não é só na memória dos cuiabanos que está registrada na história da Câmara Municipal, porque ao taquígrafo cabe registrar as falas dos edis, preservando para a posteridade suas manifestações. Trabalho que exige acurada atenção, habilidade caligráfica e demanda um esforço físico considerável, pois exige que o servidor se mantenha em uma postura única por muito tempo.

Nesse mister, um dos mais marcantes profissionais que passou pela Câmara cuiabana foi Newton Alfredo de Aguiar, que trabalhou na Casa entre fins da década de 1950 e início de 1970, tanto por sua letra caprichada quanto pela erudição e profundo conhecimento do vernáculo. Muitas atas e documentos daquela época atestam sua competência e zelo no fazer taquigráfico.

Newton Alfredo nasceu em Cuiabá no dia 18 de junho de 1923, filho de Júlio Ferreira de Aguiar e de Alice Vieira de Aguiar. Foi casado com Stella Maria de Campos Aguiar. Faleceu no dia 08 de abril de 1987, curiosamente data em que se comemora a fundação de Cuiabá, cidade à qual dedicou muitos dos seus poemas, expressando ternura e amor.

Ele foi também professor e se destacou como um dos mais importantes literatos brasileiros, fazendo parte de 8 academias no Brasil, inclusive a mato-grosssense, onde ocupou a cadeira 35, participou ainda de 5 associações literárias no exterior, com destaque para a The Internacional Academy of Letters on England, de Londres, Inglaterra.

Em vida foi reconhecido com a condecoração de várias medalhas de honra ao mérito tanto pela Câmara quanto pela Prefeitura de Cuiabá. O governo do Estado de Mato Grosso fez homenagem a ele, dando seu nome a uma escola localizada no bairro CPA IV.

Na Sessão Ordinária do dia 14, quinta-feira, a Mesa Diretora apresentou um Projeto de Lei que denomina a Sala de Revisão dos Debates Legislativos de Taquígrafo Newton Alfredo de Aguiar, uma medida que eterniza um profissional que trabalhou para eternizar o trabalho realizado nesta Casa de Leis.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá