19/02/2020
CCJR analisa 16 projetos de lei em reunião ordinária
Câmara Municipal de Cuiabá
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Cuiabá analisou 16 projetos em reunião na manhã desta quarta-feira (19), na Sala das Comissões Vereador Júlio Pinheiro. 9 foram aprovados, 2 receberam pedido de vistas e 5 foram rejeitados.

Um dos rejeitados, de autoria do vereador Abílio Júnior (PSC), propunha impedir a “Prefeitura de efetuar gastos com publicidade e propaganda enquanto persistir a falta de medicamentos” nas unidades de saúde de Cuiabá.

O vereador Wilson Kero-kero (PSL), membro da comissão, lamentou que o projeto tivesse que ser rejeitado por  vício de iniciativa. Durante a votação, ele disse que presenciou um usuário do novo pronto socorro ter ido comprar material para que o atendimento tivesse que ser concluído.

Kero-kero ainda observou que Cuiabá destina 30 milhões de reais ao ano para custear publicidade e propaganda, mas insumos básicos ainda fazem falta na saúde.

Em resposta o vereador Juca do Guaraná Jr. (Avante), vice-presidente da Comissão, observou que a saúde da Capital atende a todo o estado e por isso os deputados deveriam ser cobrados também. Juca salientou que, na verdade a área de saúde de Cuiabá é estadual e não apenas municipal.

O presidente da Comissão, vereador Lilo Pinheiro (PDT) pediu vistas de dois projetos. Um de autoria do vereador Dilemário Alencar (PROS), visa acrescentar “dispositivo à Lei Complementar nº 374, de 31 de março de 2015, que trata da composição do Conselho Participativo da ARSEC (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá)”.

Lilo pediu vistas também a projeto de autoria do vereador Marcos Veloso (PV) que propõe instituir o programa de certificação sustentável ‘IPTU Verde’, concedendo benefícios fiscais aos participantes.

De autoria do vereador Lilo, foi aprovado projeto que “dispõe sobre o passe livre cultural, que garante acesso gratuito em eventos socioculturais a pessoas com deficiência”. Em complemento à proposta, o vereador Juca solicitou a inclusão das pessoas portadoras da síndrome de autismo dentre os beneficiados.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá