21/02/2020
ONG faz do apito arma contra importunação sexual no Carnaval
Câmara Municipal de Cuiabá
Em mais uma ação implementada pela recém criada Sala da Mulher da Câmara Municipal de Cuiabá, a ONG Voluntários da Alegria percorreu a Casa e proximidades do prédio, na manhã desta sexta-feira, levando mensagem contra importunação sexual no carnaval.

Munidos de um estridente apito, 5 membros da ONG, vestidos de palhaço e fazendo movimentos espalhafatosos, procuraram alertar servidores e visitantes sobre os problemas que gestos e atitudes ofensivas podem acarretar. A principal mensagem é saber brincar, pois o carnaval nada mais é do que 5 dias de alegria, mas nem pro isso a licenciosidade deve prevalecer.

A criadora e presidente da ONG, Silça Pinheiro, disse que a intenção é que o apito seja um instrumento permanente como defesa de mulheres contra o abuso, daqui pra frente, pois, em sua avaliação, o grito da mulheres ofendidas não tem sido ouvido pela sociedade.

A ONG Voluntários da Alegria conta ao todo com 140 voluntários e desenvolve variadas ações pela cidade o ano todo. “A cada semana estamos com uma ação diferente”, destaca a presidente.

A ONG promove também o Dia da Beleza, o Resgatando Vidas e ainda o Um Prato por Um Abraço, ação voltada para pessoas em situação de rua, que são chamadas para receber um prato de comida em troca de um abraço. Silça disse que para essas pessoas abraçar é um grande desafio, porque, geralmente, rejeitam qualquer tipo de contato físico. Mas a ONG busca quebrar essa resistência e restabelecer a confiança nas pessoas.

A sede da ONG Voluntários da Alegria fica na rua Vitorino Miranda, nº 40, no bairro Dom Aquino, atrás do Supermercado Comper. Para contatos basta ligar 999199163 ou 3321-9194.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá