03/03/2020
Bairro Pedra 90 ganha Instituto Casarão das Artes como utilidade pública

AGORA É LEI

O projeto tem como objetivo possibilitar o acesso à arte aos jovens que vivem em vulnerabilidade social

O Instituto Casarão das Artes, localizado no bairro Pedra 90, agora é de utilidade pública por meio da Lei 6.515, de autoria do vereador Luis Claudio (PP). A entidade é responsável em atender, especialmente, a população de baixa renda, visando a formação inicial artística e o acesso totalmente gratuito a espetáculos de teatro, cine clubes, festivais, mostras culturais, dentre outros projetos artísticos.

“O Casarão das Artes é uma instituição onde o Vini, que é o presidente, faz alguns trabalhos sociais, de ocupação, formação e possibilidade para as pessoas descobrirem os dons e seus talentos. Por isso a necessidade de homenageá-los com uma Lei de utilidade pública, porque na verdade é isso o que eles fazem, um trabalho importante não só para a região, mas para toda Cuiabá, de incentivar o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas para as crianças e jovens menos favorecidos dos bairros periféricos”, destaca o vereador Luis Claudio (PP).

A Lei que torna o Casarão de utilidade pública foi sancionada no dia 21 de fevereiro deste ano. O Espaço também foi contemplado pelo edital da secretaria de Estado Estado de Cultura (Secel) como Ponto de Cultura com certificação pelo Ministério da Cidadania.

“Estamos muito felizes com a Lei que torna o Casarão de utilidade pública, aprovada pela Câmera, encaminhada pelo vereador Luis Claudio, que nos deu esse voto de confiança. Para nós é muito valioso esse reconhecimento, que mostra que todo o nosso trabalho com a comunidade do Pedra 90 e região vem sendo reconhecido e  valorizado”, destaca o ator e produtor cultural, Vini Hoffmann.

Vini é um dos idealizadores do Instituto e responsável pelos projetos desenvolvidos Casarão. Para o ator, a Lei é importante para dar autonomia, credibilidade e reconhecimento ao Instituto.

O casarão

O Instituto Cultural Casarão das Artes é uma instituição sem fins lucrativos e que tem como objetivo possibilitar o acesso à arte aos jovens que vivem em vulnerabilidade social, por meio de oficinas culturais e programas sócio-educativos.

Dentre as inúmeras ações desenvolvidas pelo Instituto no município de Cuiabá, bem como em outros municípios do estado de Mato Grosso, destacam-se os projetos Reeler e Casarão Social, o Cine Clube ICCA Casarão, além das Oficinas de Teatro, Dança e Música.

O projeto Reeler consiste na promoção do hábito da leitura mediante a instalação de pontos estratégicos de leitura em locais como ponto de ônibus, supermercados e praças, nos quais os participantes têm acesso aos livros, bem como podem trocá-los e doá-los.

Já o projeto Casarão Social desenvolve atividades de recreação e fornece lanches para as crianças da comunidade do Pedra 90 e região, dentre outras atividades.

O Cine Clube ICCA Casarão é uma ação que visa levar o cinema de forma gratuita para a comunidade, cujas sessões ocorrem na Praça Cultural do Pedra 90, no último domingo do mês.

As Oficinas de Teatro, Dança e Música são realizadas nos bairros da periferia de Cuiabá, em especial no Bairro Pedra 90, proporcionando aos jovens o contato com o mundo artístico e a estimulação do senso crítico.

O Instituto Cultural Casarão das Artes está localizado no Residencial São Paulo, que é um dos loteamentos que compõe o Pedra 90.

Beatriz Saturnino - Assessoria  do vereador Luís Cláudio