05/03/2020
Mesa Diretora inaugura Sala da Mulher Vereadora Nazareth Hahn
Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 05, a Sala da Mulher Maria Vereadora Nazareth Hahn. O espaço foi criado com a finalidade de tratar de assuntos ligados às necessidades e empoderamento das mulheres.

O evento foi prestigiado pelas principais entidades representativas do estado e da capital. A professora aposentada da UFMT, Maria do Socorro, que desfrutou da amizade da homenageada, representou a família da vereadora.

Maria Nazareth foi vereadora para seis mandatos desde 1955 até 1982, ano em que encerrou suas atividades políticas partidárias, mas, segundo declarou a representante da família, “não abandonou sua luta pelos mais humildes”, posicionamento que marcou a carreira de quase 30 anos da vereadora, o que lhe valeu a alcunha de “rainha do cascalho”.

Dentre as várias histórias lembradas, a ex-vereadora e também professora aposentada da UFMT, Enelinda Scala, disse que o então prefeito de Cuiabá Vila Nova Torres lhe confidenciou que ficava desesperado com as insistentes cobranças da vereadora Maria Nazareth, que não descansava enquanto não via seus pleitos atendidos.

A Sala da Mulher foi saldada como um espaço promissor na defesa dos interesses da mulher bem como instrumento de ampliação dos lugares de poder das mulheres na sociedade.

Além de outras, presenciaram o evento inaugural a Desembargadora Maria Erotides, que vislumbra grandes possibilidades de atuação do espaço nas redes de proteção às mulheres a Promotora de Justiça Sasenazy Soares para quem “é importante que a mulher esteja nos núcleos de poder”. Ela ainda destacou, observando a história da homenageada que “não é só uma questão de cotas”, mas que é importante “fomentar a participação feminina” na ocupação dos espaços na sociedade até “para quebrar o paradigma” de que existem papéis pré-determinados para homens e mulheres.

Também presente, a Defensora Pública Rosana Leite fez saudação ao casal Misael e Adélia, respectivamente Presidente e Primeira Dama desta Casa Parlamentar, afirmando que “acompanha o sonho” deles e que vê no espaço agora aberto, “um local para a defesa da mulher”. Ela salientou que “a violência contra a mulher atinge a todos na sociedade” e que é “preciso muitos espaços como este”.

A esposa do ex-governador José Garcia Neto, senhora Ligya Garcia, ao 92 anos, prestigiou o ato e lembrou das campanhas eleitorais que participou juntamente com Maria Nazareth. “Subíamos na carroceria do caminhão para pedir votos”.

As esposas de todos os vereadores também prestigiaram a inauguração e também mulheres, verdadeiras guerreiras, que atuam na presidência de entidades sociais como associações e ongs que trabalham na defesa dos direitos da mulher.

O evento ainda contou com a participação das mulheres do Círculo de Oração Coluna da Fé da Igreja Assembleia de Deus do Bairro CPA II e da cantora Raquel Pulquerio que apresentou uma canção que fala da força que expressa uma mulher de fé quando ora, tanto que faz o impossível acontecer.

Marcaram presença também vereadores os Mário Nadaf (PV), Orivaldo da Farmácia (Progressistas) e Dilemário Alencar (PROS).

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)