18/03/2020
Vereador Luis Claudio solicita Home Care a idosos com suspeita de Covid-19
Câmara Municipal de Cuiabá
A medida proposta visa diminuir a exposição dos idosos a ambientes de aglomeração, fazer uma coleta ágil de material para exame laboratorial e diagnóstico

Após anunciada a situação de pandemia no mundo e um caso confirmado do novo Coronavírus (Covid-19) em Cuiabá, o vereador Luis Claudio (Progressistas) protocolou nesta quarta-feira (18) um ofício aos secretários de Saúde municipal, Luiz Antônio Possas de Carvalho, e estadual, Gilberto Figueiredo, solicitando equipes de “home care” aos pacientes idosos, com suspeita do Covid-19, na capital mato-grossense.

Já existem 370 casos no Brasil, sendo registrados pelo Ministério da Saúde apenas 291 casos, até a data de ontem (17).

São Paulo segue com o maior número de casos de Coronavírus, tendo três mortes confirmadas (todos idosos), em decorrência da pandemia.

A medida proposta visa diminuir a exposição dos pacientes idosos, com suspeita do Covid-19, a ambientes de aglomeração agilizar coleta de material para exame laboratorial e diagnóstico, além de ser um atendimento preventivo, capaz de evitar casos fatais da doença.

Os casos mais graves da doença possuem idosos, com idade superior a 60 anos, como vítimas. E, quanto aos idosos com idade superior a 70, as consequências oriundas do vírus tendem a serem piores, quase letais.

“É muito importante termos este cuidado com os nossos idosos. E, em respeito a eles, que tanto contribuíram na vida, na certeza de obter um tratamento de saúde mais humanizado e preferencial, levamos em consideração a urgência que o momento requer”, destaca o vereador Luis Claudio.

O momento agora é de quarentena. A Câmara Municipal de Cuiabá, entre outros órgãos públicos, estão fechados para atender as medidas de prevenção, elencadas pelo Ministério da Saúde. A suspensão das atividades se dá para que haja a redução na circulação de pessoas, com o fim de evitar aglomerações e propagação do vírus.

SINTOMAS E FÁCIL PROLIFERAÇÃO

Febre, cansaço e tosse seca são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19. Alguns indivíduos também têm dores no corpo, coriza, congestão nasal, dor de garganta e diarreia (sintomas comuns relacionados a outras doenças), por isso, em alguns fica difícil o diagnóstico e, como consequência, ocorre a proliferação mais acelerada.

Além disso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada seis pessoas sentem dificuldade para respirar.

O Covid-19 pode sobreviver fora do organismo humano por várias horas ou até três dias, em determinadas superfícies.

O vírus pode sobreviver por mais tempo em plástico ou aço inoxidável, chegando a dois ou três dias de sobrevida no ar, ele pode permanecer por três horas no cobre, resiste por quatro horas e, em papelão, por até 24 horas.

CUIDADOS

Entre outros cuidados, para salvar vidas, a proposta é ficar em casa, evitando lugares públicos, tais como bancos, supermercados, shoppings centers, bares, restaurantes, atividades culturais e de entretenimento.

Necessário, também, lavar constantemente as mãos com água e sabão, passar álcool em gel 70, tomar banho sempre que chegar da rua, utilizar máscara (com a ressalva de que ela tem durabilidade de até duas horas, caso não seja molhada ou suja). Após o uso da máscara deve-se joga-la no lixo e higienizar as mãos com água e sabão ou gel desinfetante.

Beatriz Saturnino - Assessoria Vereador Luis Claudio