Início
NOTÍCIAS
19/03/2020
Vereador exige atendimento diferenciado para idosos com suspeita de coronavírus em Cuiabá
Câmara Municipal de Cuiabá
Luís Claudio solicitou dos órgãos de saúde pública equipes de Atendimento Domiciliar (AD) para prevenir e evitar a morte de idosos pelo coronavírus na capital

O vereador Luís Claudio (PP) protocolou, nesta quarta-feira (18), ofícios junto à Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde solicitando atendimento diferenciado e domiciliar para idosos com suspeita de infecção do coronavírus covid-19. Especialmente para aqueles que possuem agravos de saúde ou dificuldades de locomoção.

O pedido tem como base a constatação do alto índice de casos de morte registrados entre a população de idosos afetados pela doença, uma taxa de letalidade que chega a 15% nos pacientes acima de 80 anos.O vereador solicitou que os órgãos de saúde pública aumentem a disponibilidade das equipes de Atendimento Domiciliar (AD) em todas as modalidades. 

A medida proposta visa garantir o isolamento social necessário destes pacientes de ambientes de aglomeração e contágio, garantir a coleta ágil de material para exame e diagnóstico, o acesso a equipamentos e produtos de prevenção (como máscaras e álcool gel), acesso a medidas de educação preventiva  e um atendimento hospitalar prioritário para faixa etária da terceira idade, reconhecida como mais vulnerável às complicações provocados pelo coronavírus.

O documento também pede apoio, acompanhamento e uma maior fiscalização sanitária visando adequar as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), os chamadas asilos, às exigências e cuidados especiais para evitar o contágio em massa dos beneficiários destas instituições.

“É preciso, neste momento que antecede o aumento dos casos de infecção da pandemia do coronavírus em nossa cidade, que sejam tomadas medidas preventivas especiais para proteger nossos idosos. Sabemos que a Prefeitura tem se mobilizado e se preparado para atender o possível aumento dos casos da doença na capital, mas uma atenção diferenciada com a mobilização de equipes da chamada modalidade de Atendimento Domiciliar (AD), prevista pelo SUS, é fundamental para evitarmos em nossa região a tragédia vivida pelos idosos em outras cidades do mundo”, destacou o vereador Luís Claudio.

Paulo Wagner | Assessoria Vereador Luis Cláudio



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
12/08 - CCJR analisa projetos de lei nesta quarta-feira (12)
12/08 - Sala da Mulher entrega Kits de combate a Covid-19 aos colaboradores da Câmara
11/08 - Escola é revitalizada no bairro Altos da Glória por indicação de Misael Galvão
10/08 - Artigo| Volta às aulas somente com 100% de segurança !
10/08 - Nota de Pesar | Adir Sodré
10/08 - Lei de Diego Guimarães institui plano emergencial de ativação econômica em Cuiabá
10/08 - CPI do Feminicídio encerra os trabalhos
08/08 - Nota de Pesar | Bispo Dom Pedro Casaldáliga
07/08 - CPI do Saneamento prossegue com oitivas nesta sexta
07/08 - Vereador Abilio homenageia a Polícia Militar pelos 13 anos da Coordenadoria de Assistência Social
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.