19/03/2020
Vereador exige atendimento diferenciado para idosos com suspeita de coronavírus em Cuiabá
Câmara Municipal de Cuiabá
Luís Claudio solicitou dos órgãos de saúde pública equipes de Atendimento Domiciliar (AD) para prevenir e evitar a morte de idosos pelo coronavírus na capital

O vereador Luís Claudio (PP) protocolou, nesta quarta-feira (18), ofícios junto à Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde solicitando atendimento diferenciado e domiciliar para idosos com suspeita de infecção do coronavírus covid-19. Especialmente para aqueles que possuem agravos de saúde ou dificuldades de locomoção.

O pedido tem como base a constatação do alto índice de casos de morte registrados entre a população de idosos afetados pela doença, uma taxa de letalidade que chega a 15% nos pacientes acima de 80 anos.O vereador solicitou que os órgãos de saúde pública aumentem a disponibilidade das equipes de Atendimento Domiciliar (AD) em todas as modalidades.

A medida proposta visa garantir o isolamento social necessário destes pacientes de ambientes de aglomeração e contágio, garantir a coleta ágil de material para exame e diagnóstico, o acesso a equipamentos e produtos de prevenção (como máscaras e álcool gel), acesso a medidas de educação preventiva  e um atendimento hospitalar prioritário para faixa etária da terceira idade, reconhecida como mais vulnerável às complicações provocados pelo coronavírus.

O documento também pede apoio, acompanhamento e uma maior fiscalização sanitária visando adequar as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), os chamadas asilos, às exigências e cuidados especiais para evitar o contágio em massa dos beneficiários destas instituições.

“É preciso, neste momento que antecede o aumento dos casos de infecção da pandemia do coronavírus em nossa cidade, que sejam tomadas medidas preventivas especiais para proteger nossos idosos. Sabemos que a Prefeitura tem se mobilizado e se preparado para atender o possível aumento dos casos da doença na capital, mas uma atenção diferenciada com a mobilização de equipes da chamada modalidade de Atendimento Domiciliar (AD), prevista pelo SUS, é fundamental para evitarmos em nossa região a tragédia vivida pelos idosos em outras cidades do mundo”, destacou o vereador Luís Claudio.

Paulo Wagner | Assessoria Vereador Luis Cláudio