25/08/2009
Secretário deve explicar como funcionará atendimento durante reforma do Pronto Socorro
Fablício Rodrigues
O vereador Toninho de Souza (PDT) apresentou requerimento na sessão desta terça (25) solicitando a vinda do secretário de Saúde do município, Luiz Soares, à Câmara de Cuiabá para explicar como funcionará o atendimento de saúde durante o período em que o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) encontrar-se em reforma. Segundo ele, os médicos das policlínicas não estão obedecendo à escala de plantão e, por isso, se diz preocupado com a demanda de pacientes que devem ser vítimas do descaso da saúde pública. “As chuvas estão de volta e com certeza teremos mais vítimas de dengue e se vai haver o fechamento do pronto socorro devemos saber como vai ficar o atendimento”, frisou.

Ele considera absurdo o fato de pessoas aguardarem dois anos na fila de espera para fazer uma cirurgia cardíaca. “Não adianta estarmos na Sala do Vereador , enxergarmos o problema e ficarmos de braços cruzados. Não abro mão de justificativas em plenário por parte do secretário de saúde. Queremos obediência e respeito a esse Parlamento”, cobrou o vereador, ao justificar que não é contrário à reforma, mas que essa mudança não traga prejuízo aos pacientes. Em seguida, o vereador Totó Cezar (PRTB) também reforçou a necessidade do secretário vir ao Legislativo. “Têm pessoas que estão perdendo a vida porque a máquina de raio-X está quebrada”, criticou.

Já o presidente da Câmara, vereador Deucimar Silva (PP), avalia que a reforma será necessária para melhorar o atendimento oferecido pela unidade de saúde. Contou que, durante o seu plantão na Sala do Vereador, viu pacientes deitados no chão, algum em cadeiras de fio e, por isso, considera de extrema importância essa reestruturação, onde será gasto cerca de R$ 5 milhões. “Após essa reforma, será outro pronto socorro em Cuiabá”, salientou.

Pollyana Araújo

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!