02/07/2020
A sombra mortal da covid-19 paira hoje sobre Cuiabá", alerta vereador Dr. Xavier
Vereador cuiabano externou preocupação com o alastramento da doença em Cuiabá e Mato Grosso afora, mas frisou reconhecer o esforço da gestão municipal em reestruturar as unidades clínicas para ofertarem atendimento emergencial compatível à crítica situação de pandemia

O vereador Dr. Xavier disse hoje (2) ser imperioso que toda a população de Cuiabá colabore seriamente para acatar as medidas restritivas decretadas pelo município, que, a seu ver, são essenciais para preservar vidas humanas. "Não cabe, no presente momento, adotar nenhum impeditivo facilitador ao ingresso desenfreado do novo coronavírus na capital", alertou. "Se as pessoas não colaborarem, é imprevisível o que pode acontecer: o lado sombrio desse vírus impera triunfante no Brasil e mundo inteiro".

Dr. Xavier pontuou que a Câmara de Cuiabá está igualmente engajada nessa campanha preventiva, desdobrando-se em ações e cuidados triviais que a comunidade cuiabana precisa adotar dia a dia. "A guerra contra o coronavírus é uma batalha sem tréguas, e provocou reações de defesa também no âmbito parlamentar. Estamos fazendo a nossa parte em prol da comunidade,  focados em auxiliar a gestão municipal a consolidar barreiras eficazes contra essa doença. De parabéns, portanto, o prefeito Emanuel Pinheiro e o presidente do Legislativo Municipal, Misael Galvão, pelas medidas exitosas decretadas".

Para o parlamentar, o avanço do coronavírus pode sofrer consecutivas baixas graduais se a conscientização comunitária sobrepujar qualquer descaso relativo ao seu poder letal. "Se todos colaborarem, lucidamente conscientes de que é um jogo de vida e morte, então vai ficar mais fácil cumprir as determinações oficiais das autoridades de saúde. O que não podemos aceitar é mais vidas sejam ceifadas pelo descuido de uma minoria em acatar as medidas impostas".

Dr. Xavier fez questão ainda de ressaltar que o prefeito Emanuel Pinheiro tem se destacado à frente da "tropa de choque" da Saúde contra o novo coronavírus. "Não é uma missão fácil, sabemos. Mas, de forma determinada, a gestão tem conseguido recompor a estrutura de saúde como um todo, a despeito da limitação de recursos para otimizar a rede pública do município, segundo preconiza o Ministério da Saúde. Observamos existir contratempos impeditivos à boa ordem funcional desejada, é fato. Porém, é notório que o lado positivo da normalidade sempre prevalece nesse curso".

Como exemplo, ele citou as recentes inaugurações do novo Hospital Municipal de Cuiabá e UPA(s), além da entrega de policlínicas e Unidades de Saúde da Família reformadas e ampliadas, algumas dotadas de gabinetes odontológicos - reivindicação de sua autoria. Dr. Xavier, que é odontólogo, afirmou que todo projeto de reforma de unidades de Saúde SUS deve encampar obrigatoriamente o dentista da família. "Já frisei isso ao prefeito e ao secretário Possas (Saúde) várias vezes. Continuo cobrando e sendo atendido. É uma vitória nossa a favor da população de baixa renda da capital. O último polo clínico beneficiado com odontologia foi a Unidade de Saúde da Família do Jardim Independência, reinaugurada dia 30 pelo prefeito Emanuel Pinheiro".

João Carlos de Queiroz - Assessoria Gabinete Dr. Xavier

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!