14/08/2020
PSF do Parque Atalaia recebe melhorias com 100 mil em emendas do Vereador Adevair Cabral

Foram inauguradas duas Unidades de Saúde da Família, USFs ou PSFs, totalmente revitalizadas e prontas para uso, nessa quarta-feira (12), no bairro Parque Atalaia. As obras de reforma também contaram com o reforço do vereador Adevair Cabral (PTB), atendendo à solicitação do presidente do Bairro , Carlos Roberto da Silva e dos moradores.

As novas unidades contam com climatização em todos os ambientes, duas equipes de saúde da família, compostas por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos e oito agentes comunitários de saúde e dois gabinetes odontológicos completos oriundos de 100 mil de uma emenda parlamentar do vereador Adevair Cabral.

Emanuel Pinheiro (MDB), prefeito de Cuiabá, conta que, somadas à essas duas, foram abertas 43 equipes de tratamento bucal no município, durante a sua gestão, superando a meta estabelecida, à princípio, de 40. É estimado que as USFs atendam até 15 mil pessoas, mensalmente, tanto de dentro, quanto de fora do Parque Atalaia.

A importância das USFs é, principalmente, preventiva, segundo o vereador Adevair Cabral. Elas atuam, principalmente, no sentido de desafogar os grandes centros de saúde da capital ao tratar a saúde como um investimento para o futuro, incentivando práticas rotineiras mais saudáveis.

Elas também eliminam, ou cortam significativamente, a necessidade de viajar grandes distâncias para conseguir atendimento em questões básicas de saúde, o que acontecia com os moradores do Parque Atalaia nos dois anos anteriores à reforma. Quem ganha com isso também é o PSF do bairro Parque Cuiabá, que abrirá mais vagas para atender moradores locais.

A avaliação de Carlos Roberto da Silva “Carlão”, presidente da Associação de Moradores do bairro Parque Atalaia, sobre a reforma das USFs é positiva.

“As unidades I e II foram reformadas 100% no decorrer de 90 a 120 dias e ainda nos presentearam com a saúde bucal e tratamentos odontológicos”, afirma Carlão.

A obra teve o investimento conjunto de uma emenda parlamentar com autoria de Adevair Cabral e o suporte da Prefeitura de Cuiabá, na figura do prefeito Emanuel.

Da Assessoria | Vereador Adevair Cabral