01/09/2009
Médicos protestam e anunciam possível demissão em massa
Luiz Alves
Médicos do Pronto Socorro de Cuiabá fizeram uma manifestação na manhã desta terça (01) em frente à Câmara Municipal. A classe tem cobrado do prefeito Wilson Santos (PSDB) reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho. De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), Dr. Luiz Alvarenga, será protocolizado ainda hoje um pedido de demissão em massa. Dos 27 médicos que atendem no PSMC 23 assinaram o pedido.

Ao fazer uso da tribuna livre o presidente do sindicato falou das más condições de trabalho que a classe enfrenta, “pra se ter uma idéia nem o aparelho de raios-X está funcionando, falta tudo”lembrou o médico. Ele informou ainda que, cerca de 40 médicos do Programa Saúde da Família (PSF) também ameaçam entrar com o pedido de demissão.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM/MT), Dr. Arlan Azevedo, um dos principais problemas é quanto ao pagamento do incentivo aos médicos, que é conhecido como “mensalinho”. Em seu discurso Arlam afirmou que o incentivo é usado como forma de coação, uma vez que, caso o médico falte o plantão, independente do motivo, o valor é descontado do salário, reduzindo consideravelmente. Ele destacou também a forma como é denominado o recurso, “chamá-lo de mensalinho é assimilar com uma situação indigna”, disse.

A manifestação teve início às 08h00 em frente ao Pronto Socorro, em seguida os médicos seguiram para Casa de Leis. Caso seja confirmada a demissão em massa as cirurgias agendadas na unidade de saúde devem ser suspensas.

Julia Munhoz