21/01/2021
Vereador Sargento Vidal avisa a quem maltrata animais: "Vão sentir o peso das leis!"
Câmara Municipal de Cuiabá

Eleito vereador por Cuiabá com a bandeira da causa animal, o Sargento Vidal, do Pros, atendendo a denúncia de populares, flagrou ontem (20) uma situação gravíssima de maus-tratos em cativeiro. A cadela pitbull, batizada por Pantera, vivia acorrentada há anos, já cega e passando fome e sede num ambiente totalmente insalubre, sob a ação de sol, chuva e frio. Pantera só sobreviveu até então porque os vizinhos a alimentavam esporadicamente. Dezenas de vasilhames (marmitex) estavam espalhados ao redor do cativeiro.

Trata-se de um flagrante que requer medidas cabíveis imediata junto às autoridades policiais, afirmou o sargento Vidal ao proceder a apreensão de Pantera e encaminhá-la a uma clínica veterinária, onde Pantera recebeu os primeiros socorros. "Após socorrer mais um inocente animal que se encontrava em situação de covarde abandono, registrei BO contra o proprietário do imóvel, local do cativeiro de Pantera. Ele terá que responder agora perante a Justiça por esse crime de caráter notadamente hediondo".

Ainda segundo o vereador Sargento Vidal, no que depender de sua militância na área de proteção animal, nenhum infrator das normas estabelecidas constitucionalmente {em relação à forma correta de abrigar e cuidar dos animais} ficará isento de pagar por eventual descumprimento da lei.

"Vamos endurecer gradualmente o jogo contra quem pensa que animais são objetos de descarte e de tortura a bel prazer. Tais pessoas serão as primeiras a sentir que existem leis para proteger esses inocentes que eles tanto querem perseguir e matar. Flagrantes de casos semelhantes vão implicar em detenção imediata dos envolvidos. Talvez assim, na cadeia, exatamente como prendiam os animais, eles tenham noção exata do grande mal que praticavam".

Na análise do vereador Sargento Vidal, o Brasil passa por processo de reformulação de uma cultura que sempre inferiorizou o valor dos animais. "Cultura mórbida, aliás, presente em outros países. No caso do Brasil, temos diante de nós um desafio enorme a cumprir: fazer com que as pessoas respeitem os animais, pois são seres vivos, imbuídos de sentimentos, alegria, saudade, tristeza e... dores. Dores que sentem mais do que qualquer coisa, em face da descomunal perseguição encetada por quantos humanos se julgam superiores, em termos racionais. São os que atribuem aos animais apenas a condição de portadores de "instinto". Ledo engano".

Assessoria de Gabinete