Início
NOTÍCIAS
09/02/2021
Edna Sampaio destaca violência contra a mulher e propõe audiência pública
Câmara Municipal de Cuiabá

A vereadora Edna Sampaio (PT) propôs à Câmara a realização de uma audiência pública para discutir a violência contra a mulher no município e no Estado.

A audiência está marcada para o dia 26 de fevereiro, data provisória que aguarda aprovação por parte da Casa de Leis.  

No requerimento, apresentado na última sessão legislativa, ela pontua que o quadro piorou com a pandemia de Covid-19, cujo contexto aumentou a presença das mulheres em casa, em razão do isolamento social e do aumento do desemprego, o que ocasionou maior convívio com os agressores.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) de janeiro a novembro de 2020, houve crescimento de 42% no quantitativo feminicídios no Estado em relação ao ano anterior.

A defesa da vida das mulheres é um dos eixos do Mandato Coletivo pela Vida e por Direito e a realização da audiência foi uma demanda do grupo de trabalho voltado à defesa da vida das mulheres, um dos 13 GTs que compõem o mandato.

“Não teria sentido eu não falar da condição da mulher. Eu sou uma pessoa que estou atravessada por estes tipos de opressão, por ser mulher, por ser negra, por vir de família pobre, periférica. A maior parte do nosso coletivo é composto de mulheres, estamos o tempo todo refletindo sobre isso e é muito legal ver o quanto isso mobilizou a opinião das mulheres”.

Em Cuiabá, de acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), os óbitos por violência contra mulheres adultas (de 20 a 59 anos) nos anos de 2010 e 2011, correspondendo, respectivamente, a 3,8% e 3,6% dos óbitos.

Segundo a Delegacia da Mulher de Cuiabá, o ano de 2020 foi finalizado com 4.443 inquéritos de crimes de violência doméstica e sexual contra mulheres.

Segundo a vereadora, a questão da mulher define as ações previstas em todos os eixos do mandato, entre eles o da geração de renda e o da sustentabilidade.

“Mato Grosso é o Estado que apresentou o maior índice de feminicídio no país no ano de 2020, ficando acima da média nos demais estados do país. Faz-se necessária a discussão sobre a problemática encontrada em nossa cidade, bem como, meios para combater a violência contra a mulher”, diz um trecho do requerimento.

Mulheres negras - A vereadora também enfatizou a situação das mulheres negras que, segundo o Mapa da Violência 2015: Homicídio de mulheres no Brasil, de autoria do sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, com o apoio da ONU/Mulheres e da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, são as maiores vítimas de homicídio. De acordo com levantamento, o percentual de homicídios entre as mulheres brancas apresentou uma redução de 11,9% no país e entre as negras, houve um aumento de 19,5%.

Edna indicou que seu mandato tem como um dos motes principais o combate ao racismo estrutural e que a opção pela discussão do tema vem desde sua candidatura ao legislativo.

“Na época, foi uma briga minha, pessoal, colocar a candidatura como uma candidatura de combate ao racismo. Nós não apenas queremos conquistar os espaços, queremos dar visibilidade à problemática do racismo na sociedade. Eu sou cuiabana e sei bem como o racismo se entranha no imaginário das pessoas, que nem percebem o quanto acabamos reproduzindo as estruturas racializadas”.

Outra proposta da vereadora é estruturar a rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.


Neusa Baptista Pinto / Assessoria de Comunicação da Vereadora Edna Sampaio

Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/04 - Indicação de vereador garante limpeza de área verde
21/04 - Vereador Eduardo Magalhães apresenta indicações solicitando serviços em bairros de Cuiabá
21/04 - Empreendedorismo feminino é incentivado com projetos de Maysa Leão
20/04 - Vereadora Michelly pede prioridade de vacinação para gestantes
20/04 - Vidal pede revitalização de creche, implantação de linha de ônibus e saneamento básico em três bairros de Cuiabá
20/04 - Juca do Guaraná Filho participa da posse da nova diretoria COMEC
20/04 - “Provamos que o lockdown é uma medida efetiva”, diz secretária de saúde de Araraquara (SP)
20/04 - Câmara aprova projetos de lei em primeira votação na sessão desta terça
20/04 - Vereador sugere que escolas municipais sejam utilizadas como pontos de vacinação
20/04 - Maysa Leão visita ponto de vacinação na ALMT e pede utilização da 2ª dose em quem ainda não foi imunizado
20/04 - Após luta de vereador, Agentes de Trânsito e de Fiscalização são vacinados contra a Covid-19
20/04 - 14 bairros de Cuiabá recebem indicações do vereador Eduardo Magalhães
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.