26/04/2007
Câmara aprova R$ 200 milhões para saneamento e habitação
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Vereadores aprovam mensagem do Executivo
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (26), três mensagens do Executivo que destinam recursos para a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e construção de núcleos habitacionais.

O incremento de R$ 200 milhões no orçamento do município é fruto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Saneamento, lançado pelo Governo Federal em janeiro deste ano. Para usufruir dos recursos, a Prefeitura precisa do aval da Câmara Municipal, responsável pela aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), Plano Plurianual 2007 – 2009, e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Em função do acréscimo, a Prefeitura foi autorizada pelo Legislativo a alterar a LOA, Plano Plurianual e LDO. Conforme o texto aprovado, R$ 160 milhões será destinado à ampliação da rede de esgoto e universalização do acesso à água tratada.

Segundo o vereador Lúdio Cabral (PT), as obras de saneamento foram priorizadas em função do baixo índice de tratamento de esgoto na Capital, que atualmente chega a 22% do total.

Também foram destinados recursos na ordem de R$ 40 milhões para a construção de núcleos habitacionais. “Priorizamos as áreas em que foi constatada maior carência da população. As principais reclamações dos moradores são referentes à habitação, saneamento e água tratada”, avaliou Cabral.

As alterações na LOA e LDO receberam parecer favorável das comissões de Economia e Finanças, e Constituição, Justiça e Redação. Os projetos devem ser sancionados pelo prefeito Wilson Santos (PSDB) nos próximos dias.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Andrea Haddad

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues