18/02/2021
Edna Sampaio pede vacinação de servidores municipais afastados e PCDs
Carol Siqueira | Secom Câmara Municipal de Cuiabá
Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Cuiabá, nesta quinta (18), a vereadora Edna Sampaio (PT) apresentou indicação para incluir pessoas com deficiência (PCDs) no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19.

Ela fez igual solicitação para os servidores municipais da área da saúde que integram o grupo de risco, afastados do serviço até 28 de fevereiro por força do Decreto Municipal de nº 8.30, de 30 de dezembro de 2020, que precisarão retornar ao trabalho em março.

Segundo denúncias, muitos deles ficaram sem vacina por não conseguirem efetivar cadastro no site da Prefeitura.

A imunização de pessoas com deficiência não está prevista no plano municipal, que indica para a primeira fase, a vacinação dos profissionais de saúde, idosos com 80 anos ou mais, de 75 a 79 anos, de 60 anos ou mais institucionalizadas, e população indígena.

Na segunda fase, está prevista a vacinação de idosos de 70 a 74 anos, de 65 a 69 anos e de 60 a 64 anos. Na terceira fase, devem ser vacinadas pessoas com comorbidades e, na quarta, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A vereadora salientou que é preciso “botar para funcionar” a comissão criada na Câmara, por sua iniciativa, para fiscalizar o programa municipal de vacinação implementado pela Prefeitura.

“Entendo que neste momento crítico que passamos no país, em Mato Grosso e em Cuiabá, duas pautas prioritárias devem ocupar a agenda desta casa:  uma é a vacina para todos. Nós não podemos ficar esperando o governo federal, que não tem compromisso com a vacinação da população brasileira, enviar a vacina para Cuiabá e para Mato Grosso. Estamos encampando a campanha ‘Vacina para todos e todas’ e queremos que o prefeito assuma o protagonismo aqui no consórcio da Baixada Cuiabana para adquirir vacina”, disse.

Renda básica

Outra questão a ser enfrentada, segundo ela, é a geração de renda, já que houve aumento do desemprego e da desigualdade durante a pandemia. Edna Sampaio apresentou à mesa diretora da Casa um termo de cooperação entre executivo e legislativo para a constituição de um grupo de trabalho que, em 30 dias, deverá apresentar projeto de lei para a criação de programa de transferência de renda.

Ela já discutiu a proposta com o secretário de governo, Luís Cláudio Castro Sodré.  “Constituiremos este grupo de trabalho para que esta casa possa, junto com o poder executivo, encaminhar uma política mais robusta e consistente de apoio àqueles e àquelas que perderam seus empregos e que hoje se encontram em situação de vulnerabilidade”, disse ela.

“Esperamos que essa cooperação entre os dois poderes, num momento tão grave, possa surtir resultados eficientes para a população que precisa e que está à espera de uma política de apoio, que até hoje não veio por parte do congresso nacional”.

Imigrantes

Durante a sessão, a vereadora também apresentou um requerimento de audiência para debater políticas públicas para os imigrantes que vivem na capital, com base em demandas apresentadas por um dos 14 grupos de trabalho que compõem seu mandato.

Foi aprovado ainda requerimento da vereadora para realizar audiência pública em homenagem ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março.

Neusa Baptista | Assessoria de Comunicação Vereadora Edna Sampaio