Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
16/09/2009
Cuiabá entra na luta contra o uso de sacolas plásticas
Uma tendência cada vez mais difundida na Europa, e que aos poucos começa se a propagar no país, tem chances de aportar em Cuiabá: a restrição ou proibição do uso de sacolas plásticas nos supermercados e demais estabelecimentos comerciais. O vereador Ivan evangelista (PPS) protocolou na Câmara Municipal um projeto de lei que determina, para acondicionar os produtos, a substituição dessas embalagens por outras confeccionadas com material biodegradável, menos agressivas ao meio ambiente.

De acordo com o projeto, os estabelecimentos comerciais têm o prazo de um ano para realizar a troca das sacolas. “Muitas cidades no Brasil já adotaram essa iniciativa. Por isso, o objetivo dessa nossa proposta é tornar a cidade de Cuiabá mais limpa e dar um destino adequado à crescente quantidade de lixo, em especial os sacos plásticos que não são biodegradáveis e contaminam o meio ambiente”.

Como alternativa ao plástico, a proposta sugere o uso do bioplástico, feito a partir da cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável, que se decompõe em até 100 dias em contato com um ambiente microbiologicamente ativo, o que é uma vantagem em relação aos plásticos convencionais. Os tradicionais podem contaminar a natureza por mais de cem anos.

“O inocente saco plástico não é biodegradável. Leva até 400 anos para desaparecer no meio natural, pois é feito de moléculas inquebráveis. Jogados nos bueiros, esses sacos entopem as redes de esgoto e dificultam a compactação e decomposição dos detritos no aterro sanitário”, destaca Ivan.

De acordo com o vereador socialista, a proibição de se utilizar sacolas plásticas comuns terá, também, um grande efeito educativo, porque implicará numa mudança de hábito dos cidadãos, despertando-os para os problemas ambientais. O projeto, agora, deve ser avaliado pelas comissões temáticas da Câmara de Vereadores.

Assessoria



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.