17/09/2009
Lúdio protocola representação e cobra atendimento médico nos PSF´s
Fablicio Rodrigues
O vereador Lúdio Cabral (PT) vai protocolar representação junto ao Ministério Público contra a administração Wilson Santos por deixar mais de 94 mil cidadãos sem atendimento de saúde pública, pois 21 das 63 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) estão sem médico. Além disso, acionará o Ministério da Saúde para que cobre a devida aplicação dos recursos federais repassados à secretaria municipal de Saúde para a manutenção dos PSF´s. Segundo ele, o repasse da União de R$ 700 mil ao mês que corresponde a 38% do montante total investido no programa. "Com isso, o ministério poderá cortar o recurso, já que a prefeitura não está repassando devidamente essa verba aos PSF´s", disse.

Lúdio assegura que a falta de médicos nos postos independe da greve dos médicos do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). "Independente da paralisação, a prefeitura deixa os PSF´s sem médicos. Estamos pedindo que a promotoria da Cidadania, Infância e Juventude notifique a prefeitura e obrigue a lotação de mais profissionais para que ao menos 80% da população tenha acesso ao atendimento de saúde". O problema, segundo ele, é que quando médicos saem de licençanão são contratados ninguém para cobrí-lo durante esse período.

Os vereadores também cobraram durante a sessão desta quinta (17) a vinda do secretário de Saúde, Luiz Soares, à Câmara para prestar explicações sobre o atendimento das unidades de saúde durante o período de paralisação dos médicos, que não tem data prevista para terminar. A convocação foi feita de forma oficial pelo vereador Toninho de Souza (PDT). Soares pediu prorrogação do prazo para a sua vinda.

Pollyana Araújo