05/03/2021
Sala da Mulher Vereadora Maria Nazareth Hann completa um ano
Carol Siqueira | Câmara Municipal de Cuiabá
Por conta da pandemia, as atividades programadas para as comemorações de um ano da criação da Sala da Mulher Vereadora Maria Nazareth Hann sofreram alterações para se adequarem às regras de biosseguranças em vigor no âmbito da Câmara Municipal.

A coordenadora do espaço, Thamires Rondon, explica que em obediência ao disposto na última portaria (nº 077/2021), “decidimos disponibilizar informativo no site da Câmara e não mais ir até aos gabinetes e setores da Câmara, como estava previsto”.

Ela também explicou que a sessão que estava programada para ocorrer no Cine Teatro, “será realizada em formato híbrido no Plenário das Deliberações, no dia 08, a partir das 16h, para comemorar o Dia Internacional da Mulher”. Esse evento, que poderá ser assistido pelos canais disponibilizados pela Câmara na internet, vai homenagear mulheres que de alguma maneira se destacaram em suas atividades em favor da sociedade cuiabana.

“Consideramos de extrema relevância o protagonismo feminino, por isso, estamos buscando avançar como uma Sala que seja propositiva e esteja sempre com os olhos atentos, não só a pautas femininas, mas também às voltadas para a criança e ao idoso”, ressalta Thamires.

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guarana Filho, ressaltou a importância da Sala da Mulher para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. "O espaço tem total apoio da Mesa Diretora para que desempenham suas atividades que são importantes para o Legislativo e para sociedade cuiabana", destacou.

Histórico -
A Sala da Mulher da Câmara Municipal de Cuiabá foi criada por meio da Resolução 03, de 20 de fevereiro de 2020, com a finalidade de promover políticas públicas, bem como propiciar interação com a população cuiabana, por intermédio de ações voltadas ao combate das desigualdades e que promovam o acesso de minorias aos seus direitos civis, políticos e sociais, buscando garantir a cidadania plenamente.

A inauguração do espaço ocorreu em solenidade realizada no dia 05 de março de 2020. Sua denominação homenageia a vereadora Maria Nazareth Hann, através de projeto da Mesa Diretora que administrou o Parlamento Municipal durante o biênio 2019/2020, da 19ª Legislatura.

Maria Nazareth Hann ingressou na vida política como vereadora de Cuiabá em 1955, e a partir de então, seguiu uma carreira até hoje inédita no parlamento da cidade, tanto para homens quanto para mulheres, sendo reeleita em mais cinco eleições, encerrando a carreira política em 1982, somando quase três décadas de dedicação à Câmara Municipal. A vereadora Maria Nazareth (seu nome político) ainda hoje pode ser colocada como uma das exceções na política mato-grossense, pois ocupou um reduto que, 39 anos após sair de cena, permanece majoritariamente masculino, não só na Capital, mas no estado e por que não, no país.

Maria Nazareth foi uma parlamentar que se dedicou à política priorizando ações voltadas a temas ligados às pessoas, sobretudo aquelas que estavam à margem e na periferia. A Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene, quando do encerramento de sua carreira política, prestando-lhe uma homenagem. Nesse ano, a Rede Globo de Televisão também homenageou a vereadora, em referência ao Ano Internacional da Mulher, mostrando sua figura como símbolo de luta da mulher mato-grossense.

O falecimento da vereadora Maria Nazareth ocorreu no dia 04 de dezembro de 2004, mas seu nome e, principalmente, seu trabalho político, permanecem como um dos maiores destaques desta casa legislativa e da política cuiabana.

Secom Câmara Municipal de Cuiabá